O atleta tinha 27 anos e estava se preparando para os Jogos Olímpicos de Inverno em 2026
O biatleta norueguês Sivert Guttorm Bakken faleceu repentinamente aos 27 anos na Itália, informou a União Internacional de Biatlo (IBU)
“A União Internacional de Biatlo lamenta profundamente o falecimento do biatleta norueguês Sivert Guttorm Bakken, aos 27 anos, durante um período de treinamento na Itália”, declarou a entidade máxima do esporte nesta terça-feira (23).
Bakken foi encontrado morto em seu quarto de hotel na cidade alpina de Lavaze, na região de Trentino, Itália, informou a emissora norueguesa NRK.
Bakken foi diagnosticado com miocardite, uma doença cardíaca, em 2022 e havia se afastado das competições.
Ele era o atual campeão europeu nos 10 quilômetros sprint e em dois revezamentos e estava se preparando para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão-Cortina.
Ele também conquistou quatro vitórias na Copa do Mundo e o título da temporada 2021-22 na modalidade de largada em massa.
“A IBU está profundamente chocada e entristecida com a trágica notícia da morte repentina de Sivert Bakken”, disse o presidente da IBU, Olle Dahlin. “O retorno de Sivert ao biatlo após um período de grandes dificuldades foi motivo de imensa alegria para todos na família do biatlo e uma demonstração inspiradora de sua resiliência e determinação.
“Sua morte em uma idade tão jovem é incompreensível, mas ele não será esquecido e permanecerá para sempre em nossos corações”, acrescentou Dahlin. “Os pensamentos da IBU estão com a família e os amigos de Sivert, sua equipe e todos os membros da família norueguesa do biatlo neste momento tão difícil.”











