FIE autoriza esgrimistas das categorias de base de Rússia e Belarus a competirem sob sua bandeira e com hino

A medida entra em vigor imediatamente e terá sua primeira aplicação prática no início do ano, no evento da Copa do Mundo Júnior de Florete, que será realizado em Fujairah, Emirados Árabes Unidos, nos dias 2 e 3 de janeiro

Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

A Federação Internacional de Esgrima (FIE) autorizou atletas de Rússia e Belarus, nas categorias júnior e cadete, a participarem de suas competições com bandeira, hino e símbolos nacionais a partir de 2026, após votação de seu comitê executivo.

A decisão foi aprovada com 19 votos a favor e duas abstenções, e põe fim ao status de neutralidade que se aplicava aos jovens atletas. O acordo permite que eles compitam individualmente e em equipes organizadas sob a égide da entidade máxima do esporte com todos os atributos nacionais, incluindo nome do país, sigla oficial, uniforme, bandeira e hino.

A medida entra em vigor imediatamente e terá sua primeira aplicação prática no início do ano, no evento da Copa do Mundo Júnior de Florete, que será realizado em Fujairah, Emirados Árabes Unidos, nos dias 2 e 3 de janeiro. Em entrevista à agência TASS na terça-feira, o presidente da Federação Russa de Esgrima, Ilgar Mamedov, confirmou que a equipe feminina russa viajará para os Emirados na noite de 31 de dezembro, o que abre caminho para que as vitórias sejam celebradas já com os símbolos nacionais. “Fiquei muito contente por, na preparação para o Ano Novo, termos recebido um documento da Federação Internacional de Esgrima, confirmando que nossos jovens atletas podem representar seu país com todos os símbolos nacionais – a bandeira e o hino”, disse ele.

A mudança da FIE está diretamente ligada à posição do COI, que, em 11 de dezembro, durante a Cúpula Olímpica realizada em Lausanne sob a presidência de Kirsty Coventry, apoiou a recomendação de sua Comissão Executiva de remover as restrições para atletas russos e bielorrussos nas categorias júnior e cadete. Após a reunião, a FIE solicitou esclarecimentos adicionais e recebeu uma resposta explícita do órgão olímpico: “Recomenda-se o retorno ao protocolo padrão, com os atletas participando sob bandeiras, siglas, uniformes esportivos, etc., desde que não haja problemas entre a federação nacional e a federação internacional. Todos os atletas devem ter a oportunidade de competir, e a participação em competições como atleta neutro não é mais exigida.”

A esgrima, portanto, alinha-se com a evolução em curso na neutralidade política no esporte, após o COI ter sublinhado, na cúpula, a importância de garantir o acesso dos atletas à competição sem interferência política. O encontro em Lausanne reuniu os principais dirigentes da organização e abriu caminho para uma revisão das normas existentes, reconhecendo que o conceito de neutralidade “precisa de esclarecimentos”.

Em seu comunicado subsequente, o COI afirmou que “sua aplicação prática deve ser melhor esclarecida” e anunciou que um grupo de trabalho abordará a questão. A cúpula reafirmou que os atletas têm o direito fundamental de competir livres de pressão política e, em particular, argumentou que os jovens não devem ser responsabilizados pelas decisões de seus governos. “Os atletas, e em particular os jovens atletas, não devem ser responsabilizados pelas ações de seus governos – o esporte é a sua porta de entrada para a esperança”, disse a organização, lembrando também a obrigação dos atletas de respeitar e promover os valores olímpicos antes, durante e depois das competições.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *