Brasileiros bateram De Jong/Verbeek por 7/5 7/6 e enfrentam os alemães Krawietz/Puetz (5) na segunda fase
Brasileiros bateram De Jong/Verbeek por 7/5 7/6 e enfrentam os alemães Krawietz/Puetz (5) na segunda fase

Os brasileiros Orlando Luz e Rafael Matos derrotaram os neerlandeses Jesper De Jong e Sem Verbeek por 7/5 7/6 na rodada de abertura da chave masculina de duplas do Australian Open de tênis, nesta quarta-feira (21). A dupla de Luz e Matos enfrenta na segunda rodada os quinto favoritos do torneio Kevin Krawietz e Tim Puetz, ambos da Alemanha.
A estreia de Orlando e Rafael no “happy slam” foi tudo menos fácil, os brasileiros buscaram vitória suada contra Sem e Jesper em 2h3m de jogo na quadra 15. Os neerlandeses marcaram um ace a mais que os brasileiros (3×2) e salvaram um ponto de quebra a menos (7/9 x 7/8).
O jogo foi marcado por games longos e teste físico para os tenistas que estão no início de temporada. Orlando e Rafael fecharam o primeiro set em 7/5 após 52 minutos. Na segunda parcial, a parceria brasileira desperdiçou match point com o placar em 6/5 e sofreu empate em 6/6.
Com o placar indefinido, as duplas decidiram o set no tie-break até sete pontos. Luz e Matos saíram atrás em 0-2, viraram para 5-3 e perderam duas chances de vitória em 6-4 e 6-5. Os rivais não aproveitaram chance em 7-6 e viram Luz e Matos anotarem 7-9 e fecharem a parcial em 7/6 e o jogo em 2×0.
A combinação dos brasileiros não é nova no circuito, a parceria estreou em 2026 com três vitórias e duas derrotas prévias ao Aberto australiano e juntos os tenistas conquistaram o 250 de Bastad, na Suécia, em 2024.
