Tour de France 2026: Visma-Lease a Bike vence contrarrelógio por equipes na abertura em Barcelona

Jonas Vingegaard brilha e equipe dos Países Baixos abre 8 segundos na primeira etapa

Neste sábado (04), teve início mais um Tour de France. Na primeira etapa, as equipes se desafiaram na prova de contrarrelógio. Realizada em Barcelona (ESP), a disputa estreou um novo formato: agora, o tempo computado é o do 1º ciclista a cruzar a linha de chegada — nos anos anteriores, valia a passagem do 5º atleta. Com a mudança, as equipes precisaram traçar novas estratégias para superar o desafio inicial da competição.

Esta é a 113ª edição do Tour de France. Em 2026, a prova será composta por 21 etapas, com um percurso total de 3.320,7 km até a chegada aos Campos Elíseos, em Paris (FRA), no dia 26 de julho. Ao todo, 184 atletas de 23 equipes estarão em ação na disputa pela tão sonhada camisa amarela, que consagrará o grande campeão.

Foto: letour.fr – Chaly Lopes

A prova

Na etapa de abertura, os ciclistas enfrentaram um trajeto de 19,6 km totalmente dentro da cidade de Barcelona. A equipe espanhola Caja Rural-Seguros RGA foi a primeira a encarar o caminho até o estádio olímpico de Montjuïc. O primeiro atleta do grupo a cruzar a linha de chegada foi Alex Molenaar, fechando o tempo em 22’59”.

Logo em seguida, a marca foi superada por duas equipes francesas: a TotalEnergies, com o tempo de 22’49”, e a Groupama-FDJ, que marcou 22’28’’. Entre os times favoritos, a Netcompany-Ineos manteve um bom ritmo, apesar dos imprevistos sofridos por Kévin Vauquelin — que precisou trocar de bicicleta devido a um pneu furado. Mesmo assim, a equipe fechou em 21’55’’.

A penúltima equipe a desafiar o relógio foi a Visma-Lease a Bike, que contou com um grande desempenho de seu escalador, o dinamarquês Jonas Vingegaard. Ele pulverizou a subida final e garantiu o tempo de 21’47”, colocando o time na liderança provisória. Última a entrar na pista, a UAE Team Emirates teve a chance de assumir a ponta; contudo, mesmo com o forte ritmo do grande favorito, o esloveno Tadej Pogačar, a equipe terminou apenas em 3º lugar, 12 segundos atrás da Visma-Lease a Bike.

Próxima etapa

A 2ª etapa será realizada neste domingo, com início previsto para às 13h45 (horário local) e 08h45 (horário de Brasília). A largada acontecerá na província de Tarragona (ESP) rumo a Barcelona, em um percurso montanhoso de 168,5 km. No Brasil a transmissão será realizada pelos canais ESPN e Disney+.

Arthur Bandeira

Arthur Bandeira

Pernambucano, Gerente de esportes educacionais do Governo do Estado de Pernambuco, ao longo da minha jornada estudei e vivenciei os esportes olímpicos e paralímpicos. Licenciatura em Educação Física na UFRPE e Especialização em Organização e Gestão do Esporte – UNICAMP.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *