João Fonseca vence Thiago Monteiro em duelo brasileiro e avança às oitavas do Rio Open

Em confronto precoce entre compatriotas, carioca eleva o nível no tie-break, domina o segundo set e confirma favoritismo

João Fonseca na Quadra Guga Kuerten
João Fonseca na Quadra Guga Kuerten. Foto: Divulgação/Fotojump

Nesta terça-feira (17) de Carnaval, tivemos um momento de certa forma curioso para os torcedores no Rio Open. Os brasileiros João Fonseca e Thiago Monteiro deram o azar de se enfrentarem logo na primeira rodada da chave principal. Quem acabou perdendo com isso fomos nós, torcedores e amantes do tênis nacional, que certamente esperávamos esse confronto apenas nas fases mais avançadas do torneio.

Apesar de o duelo ter acontecido de forma precoce, o que se viu em quadra foi um belíssimo jogo entre os compatriotas. Quem esperava uma partida fácil para Fonseca acabou surpreendido pelo altíssimo nível apresentado por Thiago Monteiro, que costuma jogar muito bem no Rio de Janeiro. No fim, porém, João confirmou o favoritismo e avançou para enfrentar o peruano Ignacio Buse na próxima fase.

O jogo

A palavra que melhor define o primeiro set é equilíbrio. Os dois brasileiros mostraram um nível muito alto desde o início. Thiago Monteiro começou sacando muito bem e terminou a parcial com seis aces. Do outro lado, João Fonseca perdeu apenas cinco pontos no saque durante todo o set.

Com tanto equilíbrio, o desfecho natural foi o tie-break, e foi exatamente o que aconteceu. Nesse momento decisivo, João elevou o nível: dos sete pontos que conquistou, cinco vieram em winners. Monteiro não conseguiu reagir e o carioca fechou o set em 7/6 (7-1).

Já o segundo set foi um verdadeiro recital de João Fonseca. O jovem brasileiro, ainda em busca do seu ritmo ideal, manteve o nível apresentado no tie-break e passou a devolver muito bem os saques do cearense. Assim, conseguiu a quebra logo no início e, com tranquilidade, abriu vantagem para conquistar mais uma quebra e fechar a partida com parciais de 7/6 e 6/1.

Com o resultado, João volta às oitavas de final do Rio Open após ter ficado ausente no ano passado. Na próxima fase, enfrentará o peruano Ignacio Buse, que vem de boa vitória sobre o brasileiro Igor Marcondes e atualmente ocupa a 78ª posição no ranking mundial.

Após o jogo, João Fonseca respondeu uma pergunta do Surto Olímpico na coletiva sobre a dificuldade do duelo e a importância da mentalidade ao longo da partida.

“Me sentindo bem, um jogo muito difícil no começo, um início muito tenso para os dois lados, os dois conseguindo Fazer bons games de saque, não deixando oportunidades pro outro, e ele foi me deixando sem entradas ali no game saque dele e eu acho que no tiebreak eu consegui elevar o nível, e fazer meu jogo, confiante, agressivo, e eu hoje consegui entrar com uma mentalidade muito boa, uma confiança boa, acho que a torcida me ajudou muito, um jogo muito mental então feliz de ter enfrentado ele super bem”, disse o carioca.

Texto de Gabriel Sanches e pergunta de Jamis Gomes Jr.

Jamis Gomes Jr.

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Surto Olímpico. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior, Techpost, Esportelândia, entre outros. Coberturas esportivas no Rio Open, Superliga, NBB, WSL e mais. Escrevo crônicas com alma — onde o esporte encontra a poesia e a verdade. Surtado desde Nov/2024.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *