Finlandeses, atuais campeões olímpicos, ficaram pelo caminho mas asseguraram um lugar no pódio
Neste sábado (21), a Finlândia conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. Em um jogo equilibrado nos dois tempos iniciais, os finlandeses foram mais precisos nas finalizações e aproveitaram os erros da Eslováquia para vencer por 6 a 1, assegundo um lugar no pódio.
A Finlândia, que até pouco tempo atrás se contentaria com um bronze, na edição de 2026 dos Jogos está profundamente decepcionada após a derrota para o Canadá, com um gol sofrido nos últimos momentos do jogo. Assim, a equipe ficou sem a possibilidade de buscar novamente a medalha de ouro.
A Eslováquia por sua vez veio para Milão-Cortina com a equipe mais jovem do torneio e vinha em ótima campanha, até a fase até a semifinal contra os Estados Unidos, em que sofreu uma dura derrota por 6 a 2. No entanto, os eslovacos defendem a medalha de bronze conquistada em Pequim-2022.
O Jogo!
A partida na Milano Arena começou com a Finlândia abrindo 1 a 0 diante da Eslováquia logo aos 7:27 de jogo. Sebastian Aho, atleta do Carolina Hurricanes, da NHL, foi o autor do gol. Os finlandeses seguiam melhor, com a Eslováquia pouco ameaçando no primeiro tempo.
O segundo período seguia com o mesmo roteiro, partida bem equilibrada e a Finlândia levando mais perigo ao gol eslovaco. Erik Haula, jogador do Nashville Predators, outro jogador da NHL, fez o segundo dos finlandeses aos 8:05 da segunda etapa.
A Eslováquia não se abateu e buscou o jogo, conseguindo diminuir o placar quando restavam pouco mais de trinta segundos para o final do segundo tempo. Tomas Tatar, de longa passagem pela NHL e que hoje joga na Suíça, foi o autor do gol eslovaco.
No terceiro tempo, a Eslováquia tentou buscar o empate, mas acabou dando espaço para a a Finlândia abrir vantagem no placar. Aos 8:27 do terceiro período, Roope Hintz, jogador do Dallas Stars, marcou o terceiro, e Kaapo Kakko, do Seattle Kraken, fez o quarto aos 9:09, encaminhando a vitória.
Na reta final do jogo, com os eslovacos em um esquema sem goleiro, ainda deu tempo dos finlandeses anotarem mais dois gols e fecharem a partida em 6 a 1, Joel Armia anotou aos 15:32 e Erik Haula marcando mais um, aos 18:42, assegurando assim a medalha de bronze em Milão-Cortina 2026, o sexto terceiro lugar da história da Finlândia.
A disputa pelo ouro entre Estados Unidos e Canadá no hóquei no gelo masculino será amanhã, 22 de fevereiro, às 10h10 de Brasília.










