Francesco Friedrich aposenta com prata olímpico e Brasil é top-20
A Alemanha venceu o ouro e a prata da final do trenó 4-man do bobsled dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026, na Itália, com destaque para o piloto Johannes Lochner, bicampeão na Itália. O bronze foi da Suíça e o Brasil conquistou resultado top-20 com Edson Bindilatti no “volante”.
O trenó 4-man formado por Johannes Lochner, Thorsten Margis, Jorn Wenzel e Georg Fleischhauer conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina D’Ampezzo, na Itália, com tempo acumulado de 3:37.57. A marca foi superior a do trenó também alemão pilotado pelo agora aposentado Francesco Friedrich, tetracampeão olímpico e dono de duas pratas em Milão-Cortina, por 0.57s de diferença. A prata ficou com a equipe suíça liderada por Michael Vogt que fechou a disputa com desvantagem de 1.07s.
Johannes Lochner estende as grandes marcas da carreira com os títulos de 2-man e 4-man em Milão-Cortina 2026 e dois vices olímpicos em Pequim 2022, na China. O alemão foi o principal nome do bobsled na edição italiana dos Jogos de Inverno e liderou a disputa da primeira até a quarta descida.
Francesco Friedrich, por outro lado, encerra a carreira com seis medalhas olímpicas, sendo dois ouros conquistados em ambas edições olímpicas de Pequim 2022, China, e Pyeongchang 2018, na Coreia do Sul. O alemão foi vice no 2-man e 4-man em Cortina D’Ampezzo e 18 títulos mundiais do esporte.
A Alemanha tinha o pódio completo na mão até o final da quarta descida de cada trenó, neste domingo (22), com liderança de Johannes, segunda posição de Francesco Friedrich e provisória terceira colocação de Adam Ammour. No entanto, os suíços foram mais rápidos na quarta descida e tiraram o trenó de Adam da posição de pódio por 0.4s.
O Brasil conquistou posição histórica ao encerrar a disputa do 4-man na 19ª colocação com tempo total de 3:41.14 (+3.57s). O trenó liderado por Edson Bindilatti, que se aposenta nestes Jogos, enfrentou percalços e cresceu nas descidas finais para obter a marca inédita para os brasileiros.










