Brasil estreia no Mundial júnior e cadete de esgrima do Rio de Janeiro

Competição vai até o dia 8

David Cedo/CBE
David Cedo/CBE

*Com informações da CBEsgrima

A seleção brasileira júnior e cadete de esgrima deu o primeiro passo no Mundial da categoria, na última quarta-feira (2), com destaque para Marcus Pinto, Vince Liu e Ana Beatriz Fraga.

No primeiro dia de competição, Marcus Pinto foi quem teve a melhor campanha entre os brasileiros. Após avançar pelas poules, ele venceu Gabriel Sherpard (BOL) por 15 a 11 no quadro de 128 e depois superou Michail Kaoumparos (GRE) por 15 a 14 em um duelo equilibrado no quadro de 64. Na fase seguinte, no quadro de 32, acabou derrotado por Furkan Yaman (TUR) por 15 a 11, encerrando sua participação na 30ª colocação.

Vince Liu também começou bem no mata-mata, vencendo Surya Matoo (PUR) por 15 a 7 no quadro de 128, mas parou na rodada seguinte ao ser derrotado por Alpamis Urakbaev (UZB) por 15 a 9, terminando em 41º lugar. Já Ana Beatriz Fraga, no feminino, avançou diretamente ao quadro de 64 após uma ótima campanha nas poules, mas foi superada pela alemã Mirja-Lena Haack por 15 a 7, encerrando sua participação na 37ª colocação.

No sabre masculino, além de Marcus e Vince, Erico Patto venceu Enzo Bera (POL) por 15 a 12 no quadro de 128, mas foi eliminado na sequência por Kiram Iarullin (RUS) por 15 a 10, terminando em 55º lugar. Arthur Wolff também avançou com vitória sobre Oleksii Ataian (UKR) por 15 a 7, mas caiu no quadro de 64 diante de Lim Sungmin (KOR) por 15 a 13, ficando na 40ª posição.

Entre as mulheres, Gabriela Ohana, Stella Santos e Camila Vieira também passaram pelas poules, mas foram eliminadas logo na estreia do mata-mata, ainda no quadro de 128. Gabriela perdeu para Flavia Astolfi (ITA) por 15 a 4, Stella foi superada por Karolina Hofman (POL) por 15 a 5, e Camila caiu diante de Khadija Aboualam (EGI) por 15 a 10, encerrando suas participações nas 101ª, 103ª e 75ª colocações, respectivamente.

Programação segue com cadete e equipes

Nesta quinta-feira, o Brasil terá seis representantes no sabre cadete: Ana Beatriz Fraga, Carolina Szasz e Gabriela Ohana no feminino, além de Joaquim Peluso, Vince Liu e Marcus Pinto no masculino.

Na sexta-feira (4), acontecem as disputas por equipes do sabre juvenil. O Brasil será representado por Ana Beatriz Fraga, Gabriela Ohana, Stella Santos e Camila Vieira no feminino, e por Vince Liu, Erico Patto, Marcus Pinto e Arthur Wolff no masculino.

O Mundial Cadete e Juvenil de esgrima segue até o dia 9 de abril, no Rio de Janeiro, reunindo 1.460 atletas de 110 países.

Entrada solidária para o público

O público poderá acompanhar de perto as disputas no Parque Olímpico, no Velódromo (para as fases classificatórias) e na Arena Carioca 1 (no mata-mata). A entrada será solidária: 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a ações sociais.

A expectativa é de casa cheia para apoiar os atletas brasileiros em um dos principais eventos do calendário internacional da esgrima de base.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *