Candidatura alemã para a Alemanha passa em referendo na região oeste

Candidaturas vão de 2036 até 2044

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma clara maioria dos eleitores da Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso da Alemanha, votou a favor de sediar os Jogos Olímpicos de Verão em 2036, 2040 ou 2044, segundo a agência de notícias BSS/AFP.

Cerca de 1,4 milhão dos quatro milhões de eleitores aptos a votar compareceram às urnas no referendo realizado em 17 municípios da Renânia do Norte-Vestfália.

A iniciativa “Sim” obteve uma média de 66% de apoio, com índices superiores a 70% em alguns municípios.

A votação também foi bem-sucedida, com 63,5% dos votos, na cidade de Kiel, no norte do país, que sediaria as competições de vela caso a candidatura fosse aprovada.

Em 16 dos 17 municípios, com exceção de Herten, onde estavam previstas competições de mountain bike, não houve votos suficientes. Consequentemente, o município deixou de fazer parte da candidatura.

A região do Reno/Ruhr — que inclui as cidades de Colônia, Düsseldorf e Dortmund — está entre as quatro candidaturas alemãs, juntamente com Berlim, Munique e Hamburgo.

O Comitê Olímpico Alemão (DOSB) analisará as quatro candidaturas antes de submeter uma delas ao Comitê Olímpico Internacional no final de setembro.

Em vez de escolher um ano específico, o DOSB está mantendo suas opções em aberto para ter a melhor chance de sediar pelo menos uma edição dos Jogos entre 2036 e 2044.

A votação na Renânia do Norte-Vestfália ocorreu seis meses depois de uma iniciativa semelhante ter sido votada em Munique, que obteve apoio popular por dois terços dos votos.

Após os referendos de Munique e Reno/Ruhr, Hamburgo realizará sua votação em 31 de maio.

Embora não seja vinculativo, um resultado positivo influenciaria o processo de seleção do DOSB, enquanto o Comitê Olímpico Internacional provavelmente considerará o apoio público como um fator crucial para a escolha da sede dos Jogos.

Os últimos Jogos Olímpicos de Verão em solo alemão aconteceram em 1972, em Munique, então parte da Alemanha Ocidental, enquanto Berlim também sediou os jogos em 1936.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments