Os Jogos Olímpicos de Brisbane 2032 já começaram para o remo brasileiro. A seis anos do evento, a Confederação Brasileira de Remo (CBR) lança oficialmente o projeto “Row to Brisbane”, que busca estruturar desde já a preparação da seleção para o próximo ciclo olímpico.
A iniciativa é pioneira e começa nesta quarta-feira, 7, com a Seleção Brasileira de Remo de Praia realizando um período de aclimatação na cidade australiana antes do Mundial da modalidade, que ocorre de 18 a 21 de outubro, em Qingdao (China). Trata-se da primeira delegação nacional, entre todos os esportes do programa olímpico, a treinar em Brisbane desde que a cidade foi escolhida como sede dos Jogos de 2032.
“O objetivo é já começar a construir o nosso caminho para Brisbane. Queremos conhecer a estrutura, entender a logística e estabelecer relações, sendo este o primeiro passo de um planejamento que precisa ser feito com a devida antecedência”, afirma Ney Wilson, CEO da CBR.
A operação foi desenhada a partir do contato da CBR com a Rowing Queensland, federação responsável pela modalidade no estado cuja capital é Brisbane. A entidade dará suporte logístico à Seleção Brasileira, incluindo o empréstimo de barcos, por uma semana. Os treinos serão realizados inicialmente na praia de Mooloolaba, em Sunshine Coast, mas a equipe tem a opção de se deslocar até North Kirra e Currumbin, em Gold Coast, praias que sediaram este ano o Campeonato Australiano e o Campeonato da Oceania e que estão cotadas para receberem as provas de remo de praia em 2032.
“Queremos que os atletas criem uma relação com Brisbane, possam conhecer melhor as praias, o clima e as condições do mar. Treinar neste ambiente é parte do processo, e uma maneira de despertar neles o desejo de estarem nos Jogos de 2032”, explica Ney.
Com o “Row to Brisbane”, a CBR pretende ampliar também a experiência internacional dos atletas brasileiros. O grupo reúne remadores jovens e experientes, em um movimento que busca combinar bons resultados neste ciclo olímpico e pensar na renovação para os próximos anos.
Vale lembrar que o remo de praia fará sua estreia nos Jogos de Los Angeles 2028 e, como uma nova disciplina no programa olímpico, precisa encarar um processo de formação de novos atletas para ampliar seu nível competitivo. Entre os destaques da Seleção Brasileira está David Souza, quinto lugar no Mundial de Antalya 2025, e João França, que representará o país nos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026.
“Nunca tinha saído do Brasil até este ano e, em menos de seis meses, já vou conhecer outros quatro continentes. Estou muito feliz, e poder treinar em Brisbane traz ainda mais motivação para um dia poder realizar o sonho olímpico”, diz João.
Natural de Maricá (RJ), o atleta de 16 anos disputou sua primeira competição de remo de praia nesta temporada, em Natal (RN), quando conquistou a vaga para a Seleção Brasileira Sub-19. No último mês de julho, João foi prata no Troféu 1924 Pharoes, em Oeiras (Portugal), na prova do Double Masculino. Após o Mundial de Qingdao, o remador brasileiro embarca para a Itália, onde ficará treinando com o head coach Dario Femminò até o início dos Jogos Olímpicos da Juventude.
Confira abaixo a delegação completa do Brasil para o Mundial de Qingdao:
SÊNIOR
Ana Caroline Freire – Flamengo (RJ)
Fernanda Nunes – Vasco da Gama (RJ)
Kissya Cataldo – Flamengo (RJ)

