Vários atletas desapareceram após competirem nos Jogos da Commonwealth em Glasgow, não retornando para casa com o restante de suas equipes.
A Polícia da Escócia informou ter recebido relatos de vários atletas cujo paradeiro é desconhecido após o encerramento dos Jogos, ocorrido no domingo.
O site esportivo NBS Sport noticiou que quatro membros da equipe de boxe de Uganda não compareceram para o voo de volta, acrescentando que um integrante da equipe havia dito ao site que os atletas pretendiam pedir asilo na Escócia.
O jornal Pakistan Today também relatou que o boxeador Qudratullah não se juntou aos demais colegas de equipe para o retorno ao Paquistão e não foi encontrado em seu quarto quando autoridades foram procurá-lo.
Após edições anteriores dos Jogos da Commonwealth — incluindo a de 2014, também realizada em Glasgow —, dezenas de atletas desapareceram no período pós-evento, seja solicitando asilo ou simplesmente sumindo por completo.
Um porta-voz da Polícia da Escócia declarou: ”A Polícia da Escócia recebeu relatos de vários atletas cujo paradeiro é desconhecido.
”Investigações estão em andamento para apurar as circunstâncias, e já houve contato inicial com o Ministério do Interior (Home Office).”
Os quatro boxeadores de Uganda desaparecidos foram identificados pela mídia local como Nuhu Batte, Angel Katushabe, Ibrahim Kemis e Emily Nakalema.
A NBS Sports informou ter conversado com um dos quatro boxeadores desaparecidos, que afirmou que os atletas pretendiam pedir asilo e continuar suas carreiras no boxe em um país que, na visão deles, oferecia melhores instalações de treinamento e oportunidades do que sua terra natal.
O boxeador teria pedido compreensão aos ugandenses e solicitado que não fossem julgados pela decisão.
Um porta-voz da equipe de Uganda nos Jogos disse à BBC Scotland News que a equipe não tinha comentários a fazer.
O restante da delegação de Uganda já retornou ao país de origem.
Esperava-se que os atletas deixassem os Jogos em conformidade com a política de permanência de Glasgow 2026, segundo a qual a hospedagem oficial terminava duas noites após o encerramento da modalidade de cada atleta.
A porta-voz de Glasgow 2026, Sophie Ashcroft, disse: ”Nas últimas duas semanas, recebemos em Glasgow 3.000 atletas de 74 nações e territórios da Commonwealth.” ”À medida que atletas e equipes de apoio deixam a cidade, continuamos a trabalhar em estreita colaboração com diversos parceiros — incluindo a Polícia da Escócia, a Força de Fronteira e o órgão de Imigração e Vistos do Reino Unido — para garantir um desfecho seguro para os Jogos.”
Em 2014, dois jogadores de rugby de Uganda desapareceram após o término da competição e foram encontrados mais tarde jogando rugby em Cardiff, em uma equipe de pequeno porte.

