O Rio Open terá uma nova cara a partir de 2027. O ATP 500, que será disputado entre 13 e 21 de fevereiro, anunciou nesta terça-feira (25) uma ampla expansão dentro do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. A área do torneio passará de 40 mil para 67 mil metros quadrados, enquanto a capacidade da quadra central subirá para 9.500 espectadores.
A mudança será feita no espaço conhecido como Pião do Prado, área a céu aberto dentro do Jockey que já recebe grandes eventos. A expectativa da organização é aumentar em 50% o número de espectadores em relação à edição de 2026, que reuniu aproximadamente 70 mil pessoas ao longo dos nove dias de competição.
A nova configuração terá quatro quadras de jogos. Além da quadra central, com capacidade para 9.500 pessoas, aumento de 54%, a Quadra 1 passará a comportar até 2.500 espectadores, crescimento de 110%. As Quadras 2 e 3 terão capacidade para 400 e 200 pessoas, respectivamente.
A expansão também prevê uma área gastronômica maior, ampliação da Praça Rio Open, novos espaços de convivência e uma estrutura maior para patrocinadores. A área coberta será três vezes superior à existente atualmente.
Segundo a diretora geral do Rio Open, Marcia Casz, o crescimento acompanha a evolução do tênis brasileiro e o aumento do interesse do público pela modalidade.
“Foi esse crescente interesse dos brasileiros pelo tênis que nos inspirou a buscar um espaço maior para o Rio Open. Ao entregar essa nova estrutura, queremos que mais pessoas possam se inspirar com grandes atletas e grandes jogos, e ter uma experiência inesquecível”, afirmou.
Em 2026, o torneio também registrou recorde de 44 patrocinadores, além de 334 jornalistas credenciados, sendo 33 estrangeiros. A transmissão alcançou mais de 180 países.
Rio Open quer crescer sem deixar o Jockey
Uma das principais características do novo projeto é a permanência do Rio Open no Jockey Club Brasileiro. De acordo com o material divulgado pela organização, a parceria entre as partes será mantida pelos próximos dez anos.
A mudança de espaço dentro do próprio Jockey é justamente o que permite ao torneio crescer sem precisar deixar sua atual casa.
O diretor do Rio Open, Lui Carvalho, explicou durante a coletiva de imprensa que a nova área resolve uma limitação que existia na estrutura anterior.
Segundo ele, a capacidade de 9.500 pessoas da nova quadra central pode até se tornar pequena nos próximos anos caso o tênis brasileiro continue crescendo.
“Possivelmente 9.500 lugares vão ficar pequenos em dois, três anos, se o João Fonseca continuar nessa ascendente, se vier o Guto Miguel, se vier outros meninos que estão vindo por trás”, afirmou.
Lui também citou a possibilidade de o Brasil contar futuramente com uma geração numerosa de jogadores entre os 100 melhores do mundo, o que aumentaria ainda mais a demanda por ingressos e partidas.

Mapa do Pião do Prado, área aberta situada no centro do Jockey Club Brasileiro, para o Rio Open 2027. Foto: Reprodução / Rio Open

