Capital paraguaia receberá principal evento esportivo após Lima-2027 e promete mudanças estruturais no país
A cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi eleita como sede dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031, nesta sexta-feira (10), em votação acirrada contra Rio de Janeiro e Niterói, no Brasil. A eleição ocorreu em assembleia extraordinária da Panam Sports, órgão de gestão desportiva do continente americano, realizada em Santiago, no Chile. O placar foi de 28 votos para o Paraguai e 24 para o Brasil.
O Paraguai será a sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031 e terá em seu país o maior evento esportivo da história paraguaia. Rio-Niterói buscaram sediar o megaevento, repetindo feitos de 2007, na capital carioca, e 1963, em São Paulo, mas não superaram a forte política paraguaia. O país guaraní promete mudanças profundas na estrutura esportiva, investimentos em infraestrutura e sonhos mais altos em campanha marcada por forte atuação nos “bastidores” da Panam Sports.
A candidatura fluminense, derrotada nesta sexta, anunciou a candidatura no fim do ano passado após a realização das eleições municipais que elegeram Eduardo Paes (PSD), no Rio, e Rodrigo Neves (PDT), em Niterói. Os prefeitos enfrentaram resistência de São Paulo, que já tinha publicizado intenção de realizar o megaevento antes do pleito eleitoral, no entanto a capital paulista desistiu logo antes de assembleia do Comitê Olímpico do Brasil (COB), deixando o caminho livre para Rio-Niterói ser escolhido e evoluir a candidatura.
O próximo grande evento pan-americano serão os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2027, em Lima, no Peru. Antes, os Jogos Parapan-Americanos juvenis vão ser realizados em novembro, no Chile, enquanto a versão júnior do Pan foi sediada em Assunção, sede vencedora do pleito da edição adulta de 2031, em agosto, com liderança isolada do Brasil.











