A modalidade fará sua estreia olímpica em Milão Cortina
A modalidade fará sua estreia olímpica em Milão Cortina

O atleta russo de esqui montanhismo Nikita Filippov recebeu um convite oficial para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 na Itália, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI).
A Rússia e a Bielorrússia foram banidas pelo COI após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Em setembro, o COI determinou que russos e belarusianos autorizados a competir nos Jogos participariam como atletas neutros e independentes, sem bandeira ou hino nacional.
Filippov é o terceiro atleta russo oficialmente aprovado para os Jogos, juntando-se aos patinadores artísticos Adelia Petrosyan e Pyotr Gumennik. A patinadora artística bielorrussa Viktoriya Safonova também foi liberada para participar após avaliação do comitê de elegibilidade do COI.
Filippov, de 23 anos, que competirá em sua primeira Olimpíada, disse à imprensa russa que já entregou toda a documentação necessária.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina do próximo ano incluirão, pela primeira vez, o esqui montanhismo, com as provas a decorrerem de 19 a 21 de fevereiro.
