A lenda do skate mundial e multicampeão nos X Games, Bob Burnquist, está em uma nova função. Agora faz parte do lado dos cartolas, como General Manager (GM) do X Games Club São Paulo, um dos quatro times da nova competição em formato de liga, que draftou 10 atletas entre o skate e o BMX para fazer parte dessa nova equipe.
Gui Khury (Skate), Sky Brown (Skate), Ryan Williams (BMX), Ibuki Matsumoto (Skate), Queen Saray Villegas (BMX), Garrett Reynolds (BMX), Giovanni Vianna (Skate), Gabriela Mazetto (Skate), Luigi Cini (Skate) e Raicca Ventura (Skate) são os nomes selecionados por Bob para esse desafio, disputando para ser o melhor time em três etapas, com duas nos Estados Unidos – Sacramento, capital da Califórnia e Nova Orleans – e uma em Chiba, no Japão.
Grandes nomes do skate mundial já tem os seus patrocínios já estabelecidos e são muito grandes no esporte. O novo formato vai trazer mais apoio aos que ainda não possuem os mesmos recursos que as estrelas mais consagradas do skate, com o time podendo auxiliar em despesas que envolvem as competições dos X Games League. ”A maioria que eu escolhi tem estrutura já, tem patrocínios grandes, mas não são todos que recebem muito bem. E você poder ter um apoio, eh, tanto de viagem, hotel, passagem, vai te dar uma força, você não vai ter que se preocupar com isso”, declara Bob Burnquist.
A nova competição quer mudar a sua identidade, que começou há mais de 30 anos atrás como as olimpíadas dos esportes de ação, com seu próprio histórico de medalhas e pódios, nas modalidades de BMX e skate. Com as Olimpíadas de Verão trazendo mais esportes radicais e renovando o público consumidor pela vontade do próprio COI, que buscou trazer a audiência jovem a consumir mais o evento, os X Games foi perdendo força ao longo do tempo no mercado esportivo, como a principal competição para os esportes radicais.
Com o novo formato de liga, a X Games League vai buscar o seu próprio ecossistema independente, juntando os dois esportes em um mesmo objetivo de princípio, anunciando ao público a escolher seu time na liga, já que antes tinha o esquema de equipes, mas não era algo sistemático da própria competição, que agora terá como uma espécie de franquia, um IP da equipe, com a possibilidade de venda no futuro e de expandir para mais clubes. Essas mudanças ajudarão a construir a nova forma do X Games, sem amarras e com novas oportunidades de crescimento do produto, podendo ter mais atletas, equipes e esportes na liga.

