CAS bane do esporte membros da federação paquistanesa de levantamento de pesos por casos de doping sistêmico

Investigação aconteceu entre 2014 e 2016

Foto: AFP
Foto: AFP

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) baniu do esporte membros da federação paquistanesa de levantamento de pesos por causa de doping sistêmico no país.

A Divisão Antidoping do CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) desqualificou o ex-presidente e técnico da Federação Paquistanesa de Halterofilismo após uma investigação sobre o doping sistêmico de atletas, incluindo menores de idade.

A Agência Internacional de Testes confirmou que Hafiz Imran Butt, ex-presidente da Federação Paquistanesa de Halterofilismo, e Irfan Butt, ex-técnico da seleção nacional, foram banidos permanentemente de todas as atividades esportivas. A decisão, emitida em 20 de março, é resultado de uma investigação abrangente sobre violações das regras antidoping cometidas entre setembro de 2014 e novembro de 2016.

A Divisão Antidoping do CAS concluiu que ambos os dirigentes estiveram diretamente envolvidos na administração de substâncias proibidas, incluindo esteroides, a atletas paquistaneses. O tribunal observou que a dupla desempenhou papéis centrais em um esquema de doping em larga escala no país e se envolveu ativamente nessas práticas por um período prolongado. Devido ao envolvimento de menores e à gravidade da conduta, o tribunal aplicou a sanção máxima possível de acordo com as Regras Antidoping da Federação Internacional de Halterofilismo. As raízes desta investigação remontam a 2021, quando surgiu um vácuo de liderança com a suspensão da Federação Paquistanesa de Halterofilismo (PWLF) pelo Conselho de Esportes do Paquistão, devido a alegações de corrupção e doping em massa, embora a Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) tenha inicialmente continuado a reconhecer a gestão de Butt.

A suspensão vitalícia impede ambos os indivíduos de participarem, em qualquer capacidade, de atividades organizadas ou autorizadas por qualquer signatário do Código Mundial Antidoping. Embora a decisão esteja sujeita a recurso perante a Divisão de Apelações do CAS (Tribunal Arbitral do Esporte), ela representa uma das ações disciplinares mais significativas tomadas contra a liderança de federações nacionais nos últimos anos.

Em um desenvolvimento relacionado, o halterofilista paquistanês Abubakar Ghani foi punido com uma suspensão de quatro anos por adulteração do processo de controle de doping. Ghani já havia cumprido uma suspensão de dois anos após um resultado analítico adverso para tamoxifeno no Campeonato Mundial de Halterofilismo de 2021, em Tashkent.

Durante o processo inicial, o atleta apresentou prescrições médicas para justificar a presença da substância proibida. No entanto, uma investigação mais ampla da ITA sobre a PWLF revelou posteriormente que Ghani havia falsificado intencionalmente esses documentos. Em 6 de março, o CAS ADD confirmou a violação de adulteração, impondo uma nova suspensão que permanecerá em vigor até 5 de março de 2030.

As consequências dessas investigações colocaram a Federação Paquistanesa de Halterofilismo (PWLF) sob forte pressão institucional. A PWLF está atualmente cumprindo uma suspensão de um ano de todas as atividades da IWF, imposta em junho, após mais de três atletas ou membros da equipe de apoio terem cometido violações antidoping em um período de 12 meses. Essa crise institucional sucede anos de conflitos internos, durante os quais críticos alegaram que a direção da federação estava usando “clubes de fachada” para manter o controle e proteger práticas corruptas, ignorando o bem-estar dos atletas de elite.

O Painel Independente de Sanções às Federações Membro determinou que a federação violou o Artigo 12.3.2 das Regras Antidoping da IWF. Após as últimas violações confirmadas envolvendo o ex-presidente e treinador, a ITA indicou que novos processos contra a PWLF podem ser iniciados. De acordo com as normas vigentes, uma alta frequência de violações das regras antidoping (ADRVs) dentro de uma federação nacional pode levar a suspensões prolongadas, multas e à perda de vagas para os Jogos Olímpicos.

A ITA, que conduziu a investigação em nome da IWF, declarou que não fará mais comentários sobre os casos. A decisão reforça o esforço contínuo das autoridades internacionais do levantamento de peso para combater o doping sistêmico e responsabilizar os dirigentes de alto escalão pela proteção do esporte limpo e pelo bem-estar dos atletas de menor expressão.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *