Personalidades do esporte terão filmes contando suas trajetórias nos próximos anos
O cinema brasileiro virou sua lente para o esporte brasileiro. Três histórias de grandes atletas estarão em breve nas grandes telas e dependendo do sucesso alcançado, poderão gerar um filão no audiovisual: ‘A menina que voa’ sobre Daiane dos Santos, ‘Marta’ que contará a história da Rainha Marta e um filme sobre Paula e Hortência, ainda sem título definido. veja detalhes das produções e o que se sabe sobre elas até o momento
‘A menina que voa’
Daiane dos Santos divulgou na última quarta (29) o nome da atriz que vai fazer o sue papel no filme. É Duda Santos, de 25 anos e atualmente protagonista da novela das seis da TV Globo, ‘a Nobreza do Amor’: “Viver a Daiane dos Santos no cinema é o maior privilégio e o desafio mais sublime da minha trajetória. É um presente que me atravessa e me transforma. Meu peito transborda gratidão por emprestar corpo, voz e alma a uma gigante que rompeu barreiras e acendeu tochas para gerações inteiras” disse Duda nas redes sociais.
‘Menina que voa’ é um longa que contará a história de Daiane dos Santos e terá produção da Globo Filmes, Maria Farinha Filmes e Ashé Ventures, produtora de Viola Davis que investe em filmes que trazem histórias de mulheres negras de grande impacto, como Daiane. O roteiro é assinado por Flávia Vieira, Janaína Tokitaka e Gabriel Martins, com direção de Yasmin Thayná.
A histórica das Amigas e rivais Paula e Hortência nas telas
Outro filme em fase de pré-produção é a que contará a história das duas maiores jogadoras de basquete da história: Paula e Hortência. As atrizes Tainá Muller e Juliana Didone farão a dupla e tem compartilhado nas redes sociais detalhes da produção, que ainda não tem nome definido. Elas aparecem das lendas do esporte, onde tem trocado experiências e estudado para compor Magic Paula e a Rainha Hortência com a maior fidelidade possível nas telas:
“Ninguém entra em quadra sem treinar. E ninguém joga sozinha. Com personagem é igual. Antes do valendo, a gente começa aqui, nesse lugar quieto, onde a gente tem liberdade de se inquietar, de trocar, e como diz nossa sensível preparadora @estrelastraus : “encher a piscina” – de memória, música, lembrança, de sensação, de corpo. Se alimentar, do concreto, de poesia, de pesquisa, de abstrato. Alma e matéria. Vai enchendo devagar, um gole de cada vez, até ter o suficiente pra mergulhar quando chegar a hora. Eu amo o processo de ensaio! Onde a Hortência começa a nascer em mim, muito antes da câmera ligar.” disse Didone, que será Hortência, nas redes sociais.
Ainda sem nome, o filme terá direção de Georgia Guerra-Peixe, roteiro por Patrícia Corso e produzido pela Café Royal.E a história da rivalidade terá como pano de fundo os Jogos olímpicos de Atlanta em 1996, onde a dupla conquistou a medalha de prata.
Filme sobre Marta é o mais avançado
A rainha Marta deverá ser a primeira grande estrela do esporte a ter sua cinebiografia nas telonas. Entitulada ‘Marta’, o filme terá sua estreia em 8 de abril de 2027 e tem a atriz Alice Carvalho no papel principal. O elenco também conta com Irandhir Santos (Tota, o descobridor de Marta), Drica Moraes (Helena Pacheco, primeira treinadora), Thelmo Fernandes e Cláudia Di Moura (mãe da atleta). A direção é de Andrucha Waddington e tem produção da Conspiração filmes e Globo Filmes, com filmagens no Rio de Janeiro, Alagoas e Umea, Suécia.
A história seguirá a trajetória da jogadora desde a cidade de Dois Riachos, onde nasceu, o início incerto no Vasco da Gama, a passagem marcante pelo Santos e a consolidação como protagonista da Seleção Brasileira, etapa que impulsionou a conquista de seis prêmios de melhor jogadora do mundo.









