CT Paralímpico sedia Campeonato Pan-Americano de badminton com 187 atletas

Competição começa dia 22

Foto: Alessandra Cabral/CPB
Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe o Campeonato Pan-Americano de badminton, que reunirá 187 atletas, sendo 103 brasileiros (60 homens e 43 mulheres). Esta é a maior delegação do país já formada para uma edição do torneio continental.

As partidas poderão ser acompanhadas presencialmente e de forma gratuita no CT Paralímpico, entre os dias 22 e 26 de outubro ou ao vivo pelo canal oficial da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) no YouTube.

Entre os principais nomes da equipe está o paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (baixa estatura). O atleta, medalhista paralímpico e atual terceiro colocado no ranking mundial da Federação Mundial de Badminton (BWF), conquistou em 2022 a medalha de ouro nas duplas masculinas ao lado do norte-americano Miles Krajewski, ao vencer os peruanos Nilton Ignacio e Hector Tunque por 2 sets a 1 (21/5, 20/22 e 21/6). Nas disputas individuais, ficou com o bronze.

Outro destaque é o brasiliense Marcelo Conceição, bicampeão pan-americano pela classe WH1 (cadeirantes). Na última edição, Marcelo conquistou duas medalhas de ouro: uma na prova individual, superando o compatriota Rodolfo Cano por 2 sets a 0 (21/14 e 21/12), e outra nas duplas, ao lado de Júlio César Godoy, vencendo Edmar Barbosa e Rodolfo Cano também por 2 sets a 0 (21/10 e 21/7).

Ainda entre os convocados, o Brasil será representado pelos paulistas Adriane Ávila e Júlio César Godoy, o catarinense Ricardo Cavalli, e por atletas formados pela Escola Paralímpica de Esportes: os paulistas Erick Kauã Peixoto Cerqueira (SH6) e Letícia Barboza Sanches (WH2).

A Escola Paralímpica de Esportes é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que visa promover a iniciação esportiva de crianças e jovens com deficiência física, visual ou intelectual, com idades entre 7 e 17 anos, em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado — todas integrantes do programa dos Jogos Paralímpicos.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *