Do grupo de 18 jogadoras será definido o elenco que irá para a competição continental
A Seleção Brasileira feminina de basquete está convocada para os treinos visando a Americup feminina, entre 28 de junho a 6 de julho, em Santiago, no Chile. A lista inicial tem 18 atletas e foi definida pela comissão técnica dirigida pela estadunidense Pokey Chatman, com os auxiliares Léo Figueiró e Bruno Guidorizzi.
“Tenho respeito por todas as seleções, pois cada uma apresentará desafios diferentes. Nosso foco continua sendo desenvolver o elenco e implementar nosso sistema de jogo para atingir todos os objetivos, passo a passo” citou Pokey Chatman, que vai estrear oficialmente como técnica da Seleção Brasileira na competição continental.
Neste novo formato, pela primeira vez a FIBA destinará apenas ao campeão desta edição da AmericupW a vaga direta para a Copa do Mundo de 2026, em julho, na Alemanha. O torneio também classifica do segundo ao sexto para o Pré-Mundial, em fevereiro de 2026, última chance de conquistar um lugar na principal competição feminina, que terá 16 Seleções.
Das 18 jogadoras chamadas, nove atuam no basquete estadunidense, ora pela NCCA (basquete universitário), ora pela WNBA. Damiris e Kamila Cardoso, pivôs do Indiana Fever e Chicago Sky, respectivamente são os principais destaques. As jovens da seleção sub19 Ayla McDowell, Taissa Queiróz e Manu Alves também estarão no grupo.
As jogadoras se apresentam no dia 15 de junho, para os treinos em São Paulo, no Ginásio do Corinthians. Kamilla e Damiris, da WNBA, se apresentam apenas em Santiago. No dia 22, às 17h, o Brasil enfrenta o Canadá em amistoso preparatório na Arena Mercado Livre Pacaembu, São Paulo, com ingressos já à venda na Ticketmaster. O duelo será uma das atrações do Jogo das Estrelas da LBF.
O grupo de 12 jogadoras deverá ser definido antes da viagem para o Chile, que está marcada para o dia 25 de junho, com a estreia do Brasil acontecendo no dia 28, às 15h10, de Brasília, diante da Argentina. Completam o grupo do Brasil o próprio Canadá, El Salvador, e República Dominicana.
Americup feminina 2025
Pelo formato de disputa em 2025, as equipes jogam dentro dos grupos no Parque Estádio Nacional, com as quatro primeiras avançando para as quartas de final, no formato olímpico, com A1 x B4, A2 x B3, A3 x B2 e A4 x B1. Os vencedores vão às semifinais e depois para a grande decisão no dia 6. O grupo B tem Estados Unidos, México, Colômbia, Porto Rico e Chile.
Confira as convocadas para a Americup
Armadoras: Bella Nascimento (William & Mary-USA), Iza Nicoletti (Fairfield-USA), Ana Beatriz e Alana Gonçalo (Corinthians), Cacá (Sampaio Basquete) e Maria Albiero (Ourinhos)
Alas: Catarina Ferreira (Oregon State-USA),Manu e Vitória Marcelino (SESI Araraquara-SP), Thayná (Sampaio Basquete), Ayla McDowell (South Carolina-USA) e Taissa Queiroz (North Carolina-USA)
Pivôs: Manu Alves (Illinois-USA), Aline Moura (SESI Araraquara-SP), Iza Varejão (Syracuse-USA), Damiris Dantas (Indiana Fever-USA), Kamilla Cardoso (Chicago Sky-USA) e Licinara (Corinthians)
