Instituto CADES chega à 7ª edição do projeto Tênis para Todos Paraisópolis
Um dos esportes de maior prestígio ao redor do mundo, o tênis é conhecido por reunir grandes atletas e vários nomes de peso. Ídolos brasileiros, Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, e Maria Esther Bueno são exemplos de tenistas que marcaram época na memória dos fãs da modalidade. Hoje em dia, o legado permanece junto a outras lendas, como o suíço Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic, os espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, além das norte-americanas Serena e Venus Williams.
No Brasil, a atual geração também tem ganhado destaque no cenário internacional, colaborando para a formação de atletas que têm conquistado a admiração popular. Bia Haddad, Laura Pigossi, Thiago Monteiro, Thiago Wild, Luisa Stefani e João Fonseca têm inspirado cada vez mais jovens e crianças a ingressar no mundo da bola amarela, fortalecendo a prática da modalidade no país.
Neste 9 de junho, uma das maiores demonstrações de incentivo ao esporte é realizada pelo Instituto CADES (Cidadania Através do Esporte, Educação e Cultura). Localizada em São Paulo, a ONG é responsável pela organização do projeto Tênis para Todos Paraisópolis, no qual proporciona a atividade física para crianças em vulnerabilidade social.
Levar o tênis, tradicionalmente associado às elites, para dentro de uma das maiores comunidades de São Paulo é mais do que uma ação esportiva: é um ato de inclusão social, promoção de saúde e transformação de realidades. É com esse propósito que o projeto Tênis para Todos Paraisópolis tem impactado a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Em 2025, a ação do CADES chega ao seu 7º ano de realização, atendendo mais de 460 alunos de escolas públicas. Ao todo, desde a sua criação em 2018, quase 4 mil crianças e adolescentes já participaram das atividades e tiveram contato direto com a prática do tênis. Vice-presidente do CADES e coordenador técnico do Tênis para todos Paraisópolis, Joaquim Calmon destaca a iniciativa como fundamental para a formação não só de futuros tenistas, mas também de seres humanos responsáveis, comprometidos e com uma vida esportiva ativa.
“Quando realizamos uma ação como essa, mostramos para esses jovens que eles também podem ter acesso a uma modalidade historicamente distante de suas rotinas. O tênis faz parte da cultura esportiva brasileira e já proporcionou grandes alegrias ao país. É fundamental garantir que todos possam vivenciar essa prática, que contribui não só para a saúde física, mas também para o equilíbrio emocional e o desenvolvimento das relações interpessoais”, afirma Joaquim.
Além de incentivar a prática esportiva de forma lúdica e acessível, o projeto se propõe a atuar na prevenção de doenças como a obesidade infantil, promovendo hábitos saudáveis desde cedo. A atividade física regular é vista como um fator de proteção à saúde mental, especialmente em contextos marcados por desigualdades e falta de acesso a espaços seguros de lazer.
“O foco central do CADES está na promoção do esporte como qualidade de vida. Ao proporcionar esse contato com o tênis, oferecemos não apenas diversão, mas também estímulo ao convívio social, ao trabalho em equipe e ao autoconhecimento. E quando vemos crianças tão dedicadas e felizes em quadra, não há como não pensar que, com incentivo e oportunidade, podemos estar diante do próximo grande nome do tênis brasileiro”, conclui Calmon.
Sobre o CADES
Fundado em 2007, o Instituto Cidadania Através do Esporte, Educação e Cultura (CADES) é referência no desenvolvimento de projetos de saúde física e mental voltados para escolas públicas e comunidades de alta vulnerabilidade social. Como organização sem fins lucrativos, opera em busca de gerar impacto social, focado na atuação em rede e melhoria da qualidade de vida.
Apostando na democratização do acesso ao esporte, o CADES já estabeleceu parceria com mais de 130 escolas, em 53 cidades diferentes, proporcionando mais de 78 mil atendimentos. Reúne uma equipe altamente qualificada para promover cidadania e inclusão social mediante educação, atividade física, fortalecimento da família e prevenção.
A gestão profissional e qualificada do CADES proporcionou à instituição prêmios e certificações relevantes ao terceiro setor, tais como: Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, Selo Amigo do Esporte na categoria Organização Amiga da Lei de Incentivo ao Esporte e Selo Paulista da Diversidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
Saiba tudo sobre o Instituto CADES em: institutocades.org.br
