Kim Gilli e Choi Minjeong passaram a atleta dos Estados Unidos nas últimas voltas e fizeram a festa em Milão-Cortina
Uma dobradinha sul-coreana marcou a final da prova dos 1500 metros feminino da patinação de velocidade em pista curta dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. A prova teve Corinne Stoddard, dos Estados Unidos, liderando em boa parte da disputa, no entanto, foi ultrapassada por duas sul-coreanas, tendo Kim Gilli terminando com a medalha de ouro e Choi Minjeong ficando com a prata. Stoddard foi medalhista de bronze.
A pista curta tem 111,12 metros de comprimento, e os atletas competem entre si em uma série de baterias eliminatórias, nas quais os mais rápidos avançam para a rodada seguinte e as melhores disputam a final. Na disputa dos 1500 metros de Milão-Cortina, sete atletas percorreram 13 voltas e meia para concluir a prova.
A final A da prova dos 1500 metros feminino da patinação de velocidade em pista curta contou com a estadunidense Corinne Stoddard liderando em boa parte da disputa, no entanto, faltando pouco mais de duas voltas para o final, ela foi superada pelas sul-coreanas, que assumiram a ponta e deixaram Stoddard com a medalha de bronze.
Kim Gilli e Choi Minjeong fizeram a ultrapassagem na atleta dos Estados Unidos no mesmo momento e passaram a brigar entre si pela medalha de ouro. Assim, Gill levou a melhor e assegurou o topo do pódio, com Minjeong ficando com a segunda colocação e a Coreia do Sul com as medalhas de ouro e prata da prova.
Kim Gilli foi conquistou a sua terceira medalha Olímpica em Milão-Cortina 2026, após o ouro no revezamento 3000m feminino por equipes e o bronze nos 1000m.










