Seleção brasileira disputa etapa da Colômbia da Copa do Mundo
Seleção brasileira disputa etapa da Colômbia da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira de Nado Artístico inicia, nesta sexta-feira (13), sua participação na primeira etapa da Copa do Mundo de Nado Artístico 2026. A competição será realizada até domingo (15), no Complexo Aquático Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia.
Foram convocados para representar o Brasil os atletas Hannah Rothstein Sukman, Eduarda Mattos de Lima Chagas e Bernardo da Silva Barreto. A equipe brasileira disputará as provas de solo masculino, solo feminino, dueto feminino e dueto misto.
A etapa colombiana abre oficialmente a temporada internacional da modalidade, sete meses após o Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura 2025. Mais de 100 atletas, de 20 países, disputarão 33 medalhas em 11 disciplinas.
Será a primeira vez na história que uma etapa da Copa do Mundo de Nado Artístico será realizada na Colômbia. O país sul-americano recebe apenas pela quarta vez um grande evento internacional dos esportes aquáticos, após o Mundial de 1975, em Cali, e as edições masculina e feminina da Challenger Cup de polo aquático, em Barranquilla, em 2021.
A temporada 2026 será estratégica para a modalidade, marcando o chamado “meio de ciclo” rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, além de contar com importantes campeonatos continentais ao longo do ano.
Após Medellín, o circuito da Copa do Mundo seguirá para Paris (França), de 27 a 29 de março; Xi’an (China), de 1º a 3 de maio; Pontevedra (Espanha), de 29 a 31 de maio; e terá a Super Final em Toronto (Canadá), de 19 a 21 de junho.
