Fortaleza anuncia fim das atividades do futebol feminino

Justificativa é a queda do time masculino para série B, que dificultou financeiramente o clube

João Moura/ Fortaleza
João Moura/ Fortaleza

O Fortaleza não terá futebol feminino em 2026. A equipe cearense emitiu uma nota nesta segunda (29) que o departamento de futebol feminino será encerrado para 2026. A justificativa foi que por conta da equipe masculina ter caído para a série B, ficou inviável manter o futebol feminino financeiramente, segundo a SAF do clube.

O fim das atividades foi um duro golpe para as jogadoras, que tiveram uma ótima temporada 2025, quando venceram o campeonato cearense, a Copa Maria Bonita e subiram para a série A1 do Brasileirão feminino. E por abandonar a primeira divisão do futebol brasileiro feminino, o Fortaleza está automaticamente suspenso de competições femininas por dois anos, como determina o regulamento da competição.

Leia a nota do time cearense na íntegra:

Com responsabilidade, transparência e respeito a todos os profissionais envolvidos, comunicamos que o Fortaleza Esporte Clube SAF não dará continuidade ao projeto de futebol feminino no ano de 2026.

Ressaltamos que a gestão envidou todos os esforços possíveis para a manutenção da modalidade, buscando alternativas, soluções e caminhos que permitissem a continuidade do projeto de forma sustentável. No entanto, por determinação da SAF, diante do cenário atual de restrição orçamentária, da ausência de recursos específicos e da incapacidade financeira de manutenção da modalidade dentro dos parâmetros exigidos, definiu a descontinuidade das atividades.

Trata-se de uma decisão extremamente difícil, que reconhece a importância do futebol feminino, o empenho dos profissionais envolvidos e a história construída até aqui. Contudo, ela se faz necessária para garantir a responsabilidade financeira, o equilíbrio da operação e a sustentabilidade global do clube neste momento.

Agradecemos profundamente a todos que fizeram parte desse projeto, como atletas, comissão técnica, colaboradores e staff, pela dedicação, profissionalismo e compromisso demonstrados ao longo do processo. O trabalho realizado deixa um legado importante e merece nosso respeito e reconhecimento.

Seguimos comprometidos com a transparência, o diálogo e o respeito às pessoas que constroem o Fortaleza diariamente, certos de que decisões difíceis também fazem parte de uma gestão responsável.

Atenciosamente, Fortaleza Esporte Clube SAF.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *