Russa já havia herdado a prata nesta prova em virtude de desclassificação de outra russa
A fundista russa Ekaterina Guliyev deve perder a medalha de prata dos 800 metros rasos que conquistou para a Rússia nos Jogos Olímpicos de 2012, após o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) rejeitar seu recurso contra uma suspensão de quatro anos por doping, informou a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) na sexta-feira.
Como resultado, a queniana Pamela Jelimo e a estadunidense Alysia Montano devem receber as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Guliyev, que competiu pela Rússia antes de se transferir para a Turquia, foi suspensa por quatro anos em abril de 2024, reduzida para dois anos após já ter cumprido outra suspensão de dois anos em 2017.
A russa foi suspensa pelo uso de substâncias proibidas em amostras de 2012, com a AIU desclassificando seus resultados de 17 de julho de 2012 a 20 de outubro de 2014.
Competindo como Ekaterina Poistogova, ela terminou em terceiro lugar na final olímpica de 2012. Mas Guliyev recebeu a prata quando a vencedora russa Mariya Savinova foi considerada culpada de doping, antes de ela própria também ser suspensa por doping. “Ao chegar a seu julgamento, o CAS manteve a decisão de desqualificar os resultados da atleta de 34 anos de 17 de julho de 2012 a 20 de outubro de 2014, confirmando a perda de sua medalha de prata olímpica realocada”, disse a AIU em um comunicado.
