Carioca foi superado por Botic Van de Zandschulp por 7/5 7/6
O retorno de João Fonseca às quadras foi marcado por derrota na estreia do ATP 250 de Bruxelas, na Bélgica, para o neerlandês Botic Van de Zandschulp por 7/5 7/6 em 2h2m, nesta terça-feira (14). O carioca volta a jogar um mês depois da vitória pela Laver Cup sobre o italiano Flávio Cobboli.
A rodada inicial do ATP 250 belga pôs o carioca João Fonseca, cabeça de de chave 7, e o europeu Botic Van de Zandschulp frente a frente por uma vaga na segunda fase do torneio. O brasileiro entrou como um dos favoritos pela primeira vez em um torneio ATP e já havia vencido o rival neerlandês durante a fase de Qualifier da Copa Davis, em setembro do ano passado, por 2 a 0.
No entanto, nesta terça-feira, em partida longa e concluída com tie-break, Zandschulp “deu o troco” para cima de João e triunfou por 7/5 7/6 após o carioca abrir 5/3 na segunda parcial. O jogo começou com Fonseca empatando o jogo em 1/1 e 2/2, em seguida o brasileiro furou o serviço do rival e anotou 3/2 e confirmou para 4/2 na sequência. O neerlandês salvou ponto de quebra, furou o saque de João e empatou em 4/4. O jogo foi à 5/5 e Botic venceu os dois games finais, desperdiçou cinco pontos para o set e anotou 7/5 e 1×0.
A segunda parcial começou com os tenistas igualando o placar em 1/1 e 3/3. Novamente, Fonseca abriu vantagem ao anotar 5/3 com quebra sobre o saque de Botic. O neerlandês salvou ponto do set de João, empatou em 5/5 e viu o carioca marcar 6/6 para forçar o tie-break até 7 pontos. Zandschulp chegou a ter 5-0 sobre o brasileiro, que diminuiu para 2-5. Botic encerrou a partida com vitória nos dois pontos finais para anotar 7/6(7-2) e 2×0.











