Mauriciana Kim Le-Court retoma camisa amarela e Movistar de Tota tem etapa discreta no Tour de Femmes

Brasileira caiu posições, mas liderou pelotão

Foto: Movistar
Foto: Movistar

A quinta etapa do Tour de France, realizada nesta quarta-feira (30), entre os trechos de Chasseneuil-Du-Poitou Futuroscope e Guerét, teve a vitória da mauriciana e camisa amarela Kim Le-Court Pienaar (Soudal) com tempo total de 03h 54′ 07” ao fim dos 165.8 km de prova. Além dos 49 segndos abertos para a rival neerladensa Marianne Vos (Visma), oitava colocada hoje, a primeira africana a liderar o Tour colocou entre 10 e 16s sobre as seis seguintes com ótima atuação em sprints. Tota Magalhães teve etapa positiva, mas a Movistar caiu na tabela e ficou longe da vitória.

O desempenho de Kim Le-Court Pienaar está desafiando as favoritas no Tour de Femmes, a ciclista usará a camisa amarela na etapa de amanhã (31) após vencer a etapa desta quarta. A africana lidera com vantagem de 18s para a francesa Pauline Ferrand-Prevot (Visma) e 23s para a neerlandesa Demi Vollering, terceira colocada geral. A ex-dona da camisa amarela era a neerlandesa Marianne Vos (Visma), mas a ciclista não teve boa etapa e perdeu 49s para Kim, que também ultrapassou Lorena Wiebes, neerlandesa que caiu para a 35ª colocação com 9m20s de atraso.

A volta feminina vai até o domingo (3), mas Kim já se destaca como uma das principais protagonistas, além de estar fazendo história para o continente africano, a mauriciana mostra força física e tem a colega de Soudal australiana Sarah Gigante no top-8, assim as ciclistas se impulsionam para as posições de vitória nas etapas.

Por outro lado, a Movistar, time espanhol de Tota Magalhães, tem em sua capitã alemã Liane Lippert o sonho de vitória geral, mas a equipe não demonstra força para buscar as primeiras colocadas. Liane foi a 28ª nesta quarta e perdeu 1m59s para Kim, já na classificação geral Lippert se encontra em 33º. Na disputa por equipes, em que o tempo somado apenas conta as três primeiras colocadas de cada time, a Movistar é a 18ª. Tota, após ser top-100 ontem e fazer história para o Brasil, não pontuou na disputas de pontos e montanhas, sendo a 118ª colocada na classificação geral.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 26 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei e canoagem. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *