O retorno do ídolo: Leal volta ao Sada Cruzeiro após oito anos na Europa

Ponteiro atuou no voleibol turco nas últimas duas temporadas e retorna para sua terceira passagem pelo clube mineiro, onde conquistou 25 títulos

O retorno do ídolo: Leal volta ao Sada Cruzeiro após oito anos na Europa
Leal acumulou premiações de “Melhor Jogador” da Superliga e do Mundial pela Raposa (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

O Sada Cruzeiro anunciou oficialmente nesta terça-feira (9) o retorno de Yoandy Leal após oito temporadas no voleibol europeu. Aos 38 anos, o ponteiro defendia o Halkbank, da Turquia, e volta ao clube mineiro, onde viveu o período mais vitorioso de sua carreira.

Na despedida do atleta, em 2018, o fundador e então presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli, ressaltou a importância de Yoandy Leal e decidiu aposentar provisoriamente a camisa 9, na expectativa de um reencontro futuro — agora concretizado.

Ponteiro ganhou todos os títulos possíveis pela celeste

Leal vestiu a camisa celeste entre 2012 e 2015 e, posteriormente, de 2016 a 2018. Nesse entremeio, atuou pelo Al Arabi, do Catar, conquistando a Supercopa, a Copa Emir e a liga nacional.

Pelo Cruzeiro, se transformou em um dos maiores nomes da história do projeto. Ao longo de suas passagens, acumulou 25 títulos: cinco Superligas, quatro Sul-Americanos, três Mundiais de Clubes e o mesmo número de troféus de Copa Brasil e Supercopa, além de seis Campeonatos Mineiros e um amistoso Torneio Internacional de Irvine. Em premiações individuais, destaque para os MVP’s (Jogador Mais Valioso) de três edições da Superliga e do Mundial de Clubes de 2015.

Nascido em Cuba, o jogador se naturalizou brasileiro, o que o credenciou a defender a Seleção em duas edições dos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020 e Paris 2024.

Passagem pela Europa

Após deixar o Brasil, Leal construiu uma trajetória vitoriosa no cenário italiano principalmente pelo Cucine Lube Civitanova, onde conquistou um Mundial de Clubes, uma Liga dos Campeões, três títulos do Campeonato Italiano e duas Copas Itália, entre 2018 e 2021.

Ainda no País da Bota, teve rápida passagem pelo Modena e se transferiu ao Piacenza, onde foi campeão e MVP da Copa Itália na temporada 2022/23.

Em 2024, o ponteiro atuou pelo Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, mas encerrou o vínculo de forma antecipada após críticas públicas do técnico Plamen Konstantinov que, durante uma declaração para o site russo Sport Business, manifestou insatisfação com o desempenho do atleta, autor de 75 pontos em 16 partidas pelo clube.

Já em janeiro de 2025, transferiu-se para o Halkbank, onde recuperou o bom nível. Na temporada 2025/26, recém-encerrada, terminou como o segundo maior pontuador da equipe e o 19º da liga turca, com 344 pontos, contribuindo para a campanha que levou o clube ao terceiro lugar no campeonato.

Thiago Chaguri

Thiago Chaguri

Jornalista apaixonado pelas emoções, histórias e diversidades estratégicas que os esportes proporcionam. Teve passagem pelo veículo Torcedores e está no Surto Olímpico desde março de 2025.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *