Andorra vai para sua 14ª participação.
Sigla: AND
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Innsbruck 1976
Maior medalhista olímpico: –
Por ser uma micronação localizada no enclave entre França e Espanha e por possuir muitas montanhas e resorts de esqui, frequentemente a delegação andorrana é maior nos jogos de inverno do que nos de verão. O país nunca conquistou medalha em nenhuma edição olímpica, mas, caso faça na de inverno, se tornaria, junto de Liechtenstein, os únicos países a terem medalhas olímpicas apenas na edição de inverno.
(Para ver outros países clique aqui:)
A estreia de Andorra foi em 1976, em Innsbruck, na Áustria, levando cinco atletas no esqui alpino masculino e desde então nunca ficou ausente das olimpíadas de inverno. As mulheres fizeram sua primeira aparição em 1988, com Sandra Grau e Claudina Rossel sendo as pioneiras. Em três ocasiões, nos anos de 1994, 2010 e 2014, Andorra levou o recorde de seis atletas em sua delegação. Ao todo, o país já participou de quatro esportes diferentes: esqui alpino e cross-country, biatlo e snowboard. A melhor colocação foi obtida com o 9º lugar de Joan Verdú no slalom gigante masculino, disciplina do esqui alpino, nas olimpíadas de 2022, na China.
ESPORTES
Esqui alpino: Esporte responsável pela maioria das participações andorranas e pelo melhor resultado do país obtido com o 9º lugar de Joan Verdú em Pequim 2022.
Esqui cross-country: Irineu Esteves Altimiras conquistou o 20º lugar em 2022 no skiatlo masculino de 30 km.
Snowboard: Lluís Marín foi eliminado nas oitavas de final do snowboard cross masculino em 2018.











