Paraguai derrota o Brasil por 39 a 19 em primeiro jogo de play in sul-americano pela última vaga na repescagem mundial da Copa do Mundo de Rugby Masculino de 2027.
O cronômetro não marcava nem 1 minuto do jogo, em Assunção, no Paraguai, quando o time da casa marcou o primeiro try da partida eliminatória para o quadrangular de repescagem para a Copa do Mundo de Rugby Masculino a ser disputada na Austrália, em 2027.
Brasil e Paraguai se enfrentaram na série de ida e volta pela última vaga na repescagem de novembro, em Dubai. Além do vencedor sul-americano, estão garantidos na repescagem a Bélgica, a Namíbia e a Samoa, derrotada pelo Chile na repescagem entre as regiões do Pacífico e da América do Sul.
Além do Chile, Uruguai e Argentina são as outras duas seleções sul-americanas já garantidas no mundial. Brasil e Paraguai podem garantir um número recorde de sul-americanos na competição. Os Tupis, por sua vez, buscam repetir o feito das Iaras, que disputaram sua primeira Copa do Mundo este ano, na Inglaterra.
No head-to-head, o Brasil já havia vencido a última partida disputada entre as duas seleções por 77 a 17, recorde no histórico entre ambas. Em campo, a seleção brasileira empatou o confronto aos 10 minutos, com try de João Amaral, convertido por Thiago Oviedo para fazer 7 a 7. O que não demorou muito, pois aos 13 minutos, Sebastian Urbieta converteu um free kick para marcar 10 a 7 para a seleção paraguaia.
Urbieta, em jogada displicente, perdeu a bola para André Arruda marcar o segundo try brasileiro e passar à frente do placar, em 14 a 10, após conversão de Lucas Spago. Aos 29, Robert Tenório aumentou o contador brasileiro para 19 a 10. O Paraguai diminui para dois pontos de diferença com try e conversão de Heisecke Urbieta, e assim os times foram para o intervalo.
A primeira pontuação do segundo tempo foi o free kick convertido pelo Paraguai para virar a partida em 20 a 19, aos 8 minutos da segunda etapa, altura em que o Brasil, cansado pelo calor asunceno, sequer pegara na bola. Aos 11, try do Paraguai após rebote de free kick na trave em mau posicionamento brasileiro na região de in goal, abrindo seis pontos de vantagem.
O cansaço, porém, não atingiu apenas o time brasileiro. Os paraguaios também sentiram a pressão física na metade do segundo tempo, o que não impediu que eles chegassem ao quatro try, para marcar 32 a 19 com a conversão e complicar ainda mais a situação dos Tupis, a dez minutos do final da partida.
Antes do fim de jogo, porém, o Paraguai aumentou a diferença para 20 pontos. O placar final de 39 a 19 na primeira partida obriga o Brasil a vencer o jogo de volta por pelo menos 21 pontos a mais que os adversários, na próxima semana, em Jacareí, caso ainda queira ter chance de disputar o mundial, em 2027. Um desafio gigante, mas não impossível.
Jogo em casa 🇧🇷#Tupis tem o jogo de Volta nas Eliminatórias da Copa do Mundo e você já pode garantir seu ingresso – https://t.co/Sajr7YXlgP#brasilrugby #fortecomootupi pic.twitter.com/68BClLulVq
— Brasil Rugby (@brasilrugby) October 2, 2025











