Recorde chinês em Cracóvia fecha o último dia de Copa do Mundo de Escalada

Chineses dominam as provas de revezamento e atendem às expectativas como favoritos às provas

Foto: World Climbing
Foto: World Climbing

Neste domingo (05/07), aconteceram as provas de revezamento masculino e feminino da escalada. Depois de um dia de provas individuais com recordes sendo quebrados, o último dia de provas teria mais recordes a serem quebrados.

Os chineses eram os franco favoritos a conquistarem o ouro nas duas categorias desde os Jogos Asiáticos de Praia, no início do ano, quando chocaram o mundo batendo recordes, além da dupla feminina carregar consigo a medalha de prata das Olimpíadas de Paris. O ouro ficou marcado pelo recorde mundial de 12.89 segundos conquistado pelas chinesas Zhou Yafei e Deng Lijuan, primeiras mulheres a fazerem uma marca abaixo dos 13 segundos. A dupla feminina de gêmeas polonesas tinham a torcida a seu favor e tinham feito bons tempos nas fases anteriores, mas não foi suficiente para ficarem com o ouro.

No masculino, a dupla norte-americana tinha altas expectativas por terem o homem mais rápido do mundo no formato individual, Samuel Watson. China não teve vida fácil contra os norte-americanos, que se mantiveram na liderança em boa parte da prova final, até que Hammer sofreu uma queda primordial para deixarem escapar o ouro.

Para fechar o pódio masculino e feminino da competição; ucranianos e indonésias, respectivamente, tiveram uma batalha distinta, os ucranianos entraram na competição com uma consolidação emergente na Europa e a expectativa de estar no pódio foi alcançada, enquanto as indonésias eram favoritas em uma disputa mais próxima pelo ouro, porém, cometeram alguns erros e a medalha de bronze acabou ficando como um prêmio de consolação para a dupla que almejava mais.

Ficou desta forma os pódios da estreia da prova de revezamento no último dia da Copa do Mundo de Escalada, etapa de Cracóvia:

Masculino

Ouro: China (Long Jianguo e Chu Shouhong) – campeões pelo tempo total de prova, após a queda dos norte-americanos.
Prata: Estados Unidos (Samuel Watson e Zach Hammer) – terminaram com o tempo de 11s72 após uma queda de Hammer.
Bronze: Ucrânia (Hryhorii Ilchyshyn e Yaroslav Tkach) – venceram a Indonésia com o tempo de 10s73

Feminino

Ouro: China (Zhou Yafei e Deng Lijuan) – conquistaram o título estabelecendo um novo recorde mundial histórico de 12.89 segundos, sendo as primeiras mulheres a baixar da marca dos 13 segundos.
Prata: Polônia (as gêmeas Natalia e Aleksandra Kałucka) – ficaram com a segunda posição após uma prova com erros, marcando 14s00.
Bronze: Indonésia (Desak Made Rita Kusuma Dewi e Rajiah Sallsabillah) – garantiram o pódio ao vencer a Espanha com o tempo de 13s14.

Andrei Floriano

Andrei Floriano

Gaúcho, amante de esporte e comunicação. Praticante de basquete, tênis de mesa e futebol de botão. Host do podcast "Que Esporte É Esse?".
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *