Seleção volta a jogar em Belo horizonte após 20 anos
Seleção volta a jogar em Belo horizonte após 20 anos

A Seleção Brasileira masculina está convocada para os jogos contra Venezuela e Colômbia, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar 2027. As partidas acontecem nos dias 27 de fevereiro e 2 de março, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, com transmissão ao vivo da Cazé TV, sempre às 19h.
A lista de convocados pelo técnico Aleksandar Petrovic conta com seis atletas que estiveram na campanha do título da AmeriCup 2025, disputada na Nicarágua: Caio Pacheco, Georginho, Gui Deodato, Léo Meindl, Lucas Dias e Mãozinha.
Além deles, jovens talentos seguem presentes nas convocações, como Pedro Pastre, Zu Júnior, Brunão, Wini Braga e Márcio, que já foram chamados anteriormente e estarão em Belo Horizonte. As novidades na Seleção Adulta é o pivô Andrezão, que recebe sua primeira oportunidade no grupo principal. e o retorno do armador Rafa Luz.
Yago Mateus e Bruno Caboclo estão convocados, porém a presença de ambos nesta janela depende da liberação de Estrela Vermelha e Dubai Basketball, seus respectivos clubes que atuam na Euroliga. em nota, a Confederação Brasileira de Basketball afirmou segue em tratativas para viabilizar a apresentação dos jogadores. Caso confirmados, estarão disponíveis a partir do segundo confronto, diante da Colômbia, no dia 2 de março. Já o pivô Márcio Santos, que atua no Maccabi Tel Aviv de Israel, estará disponível para este segundo confronto
Por outro lado, os atletas Didi Louzada, Reynan Santos e Alexey Borges seguem em processo de recuperação de lesão e não foram chamados;
Como parte do cronograma de atletas jovens em desenvolvimento da CBB, o ala Edu Santos foi convidado para participar dos treinamentos da Seleção Brasileira Adulta durante o período de preparação. O atleta não integra a lista de convocados para os jogos, mas acompanha o grupo visando desenvolvimento, integração e experiência no ambiente da Seleção Principal.
Com duas vitórias em dois jogos nas Eliminatórias, o Brasil lidera o seu grupo com 100% de aproveitamento. Em caso de novos triunfos sobre Venezuela e Colômbia, a equipe garante antecipadamente a classificação para a segunda fase da competição, além de manter a liderança da chave.
Atletas convocados
Armadores: Caio Pacheco (Basquet Coruña-ESP), Rafa Luz (MoraBanc Andorra-ESP) e Georginho (SESI Franca)
Alas: Pedro Pastre (EC Pinheiros), Zu Junior (SESI Franca), Gui Deodato (Flamengo) e Leo Meindl (San Pablo Burgos-ESP)
Pivôs: Lucas Dias (SESI Franca), Mãozinha (Manisa Basket-TUR), Brunão (Brasília), Andrezão (Bauru Basket), Wini Silva (Minas) e Márcio Santos (Maccabi Tel-Aviv-ISR)
