Após prata nos 5000 metros, Jilek garante o topo do pódio dos 10000 metros com quase seis segundos de vantagem
Após prata nos 5000 metros, Jilek garante o topo do pódio dos 10000 metros com quase seis segundos de vantagem

Nesta sexta-feira (12), Metoděj Jílek, da Tchéquia, conquistou a medalha de ouro na prova 10000 metros da patinação de velocidade dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Após ter ficado em segundo lugar na prova de 5.000 metros, ele resistiu a prova mais longa e venceu com vantagem confortável sobre o segundo colocado.
Metoděj Jílek veio na quinta bateria e deu sinais de que poderia bater o recorde olímpico, no entanto, sentiu fisicamente a prova e diminuiu o ritmo nas voltas finais. Ainda assim, o tcheco cravou um tempo de 12:33.43, suficiente para assegurar a medalha de ouro com folga sobre o segundo colocado.
A medalha de prata ficou com Vladimir Semirunniy, da Polônia, que esteve na terceira bateria e fechou a prova com o tempo de 12:39.08, uma diferença de quase seis segundos para o medalhista de ouro. Fechando o pódio, tivemos a medalha de bronze para Jorrit Bergsma, dos Países Baixos, com um tempo de 12:40.48.
A surpresa ficou para a 7ª colocação de Sander Eitrem, da Noruega, ouro na prova dos 5000 metros e apontado como um dos favoritos na disputa de hoje. O norueguês até começou sustentando um bom ritmo, no entanto, caiu muito nas voltas finais e terminou mais de 13 segundos distante de Jilek.
