O evento permite o uso de substâncias ilegais que podem melhorar o desempenho dos atletas
A World Aquatics se tornou a primeira federação internacional a banir atletas, treinadores e dirigentes de seus eventos caso tenham participado dos controversos Enhanced Games.
O novo evento promove o uso de drogas proibidas para melhorar o desempenho, e a edição inaugural dos Enhanced Games está programada para acontecer em Las Vegas, de 21 a 24 de maio de 2026.
Há planos para que seja uma competição anual, inicialmente composta por natação de curta distância, corrida de velocidade e levantamento de peso.
No mês passado, os organizadores dos Enhanced Games disseram que o grego Kristian Gkolomeev nadou em 20,89 segundos em um contra-relógio de 50 m livre nos EUA em fevereiro, 0,02 segundos mais rápido que o recorde mundial estabelecido pelo brasileiro Cesar Cielo em 2009.
A World Aquatics afirmou ter introduzido um novo regulamento “que reforça seu firme compromisso com o esporte limpo”.
Acrescentou: “De acordo com o novo estatuto, indivíduos que apoiam, endossam ou participam de eventos esportivos que utilizam avanços científicos ou outras práticas que podem incluir substâncias e/ou métodos proibidos não serão elegíveis para ocupar cargos na World Aquatics ou para participar de quaisquer competições, eventos ou outras atividades da World Aquatics.
“Essa inelegibilidade se aplicaria a cargos como atleta, treinador, dirigente de equipe, administrador, equipe de apoio médico ou representante governamental.”
