Ítalo Ferreira e Luana Silva também se classificaram nesta quinta
A “brazilian storm” avançou com Ítalo Ferreira que recebeu nota de 9.33 com full rotation, Miguel Pupo, que eliminou Filipe Toledo, e Yago Dora, para a fase de quartas de final masculina da etapa de Saquarema (RJ) do Championship Tour (CT), nesta quinta-feira (26). O evento é válido pela divisão de elite da liga mundial de surfe (WSL). Na chave feminina, Luana Silva eliminou bicampeã mundial e avançou para a semi-final.
O Brasil terá um representante na semi masculina em Itaúna, visto que após os resultados desta quinta, Yago Dora e Miguel Pupo eliminaram adversários e vão disputar vaga na penúltima fase entre si. Yago derrotou o mexicano Alan Cleland por 12.33 contra 11.50, o brasileiro abriu a bateria com onda de 8.50 e garantiu a vitória com nota baixa de 3.83, enquanto o rival somou notas cinco e seis.
Já Pupo superou o compatriota Filipe Toledo por valor mínimo, Miguel somou 10.83 e Toledo 10.67. Yago apenas somou duas ondas boas na bateria (6.00 e 4.83), mas foi o suficiente para superar Filipe. A disputa entre Yago e Filipe é importante para Toledo, que busca vaga entre os melhores cinco primeiros. O surfista bicampeão mundial fechou a etapa na oitava posição geral com dois compromissos para o fim da temporada regular. Yago é o vice-líder e pode ser o primeiro geral caso seja campeão.
O show do dia foi de Ítalo Ferreira, o campeão mundial e olímpico somou 14.33, com direito a melhor nota entre os brasileiros com nota de 9.33, contra 13.30 do estadunidense Crosby Colapinto. Ítalo buscou o 9.33 com full rotation aéreo com as costas para a praia, aumentando a dificuldade. O brasileiro enfrenta o australiano Ethan Wing nas quartas.
Luana na semi e Tati eliminada
A única brasileira na temporada regular, Luana Silva brilhou contra a bicampeã mundial Tyler Wright ao vencer a rival com nota de 12.80 contra 8.84 de Tyler. A havaiana enfrenta a estadunidense Caroline Marks, que eliminou a convidada Tatiana Weston-webb nas quartas (12.60 x 4.10), na semi de Saquarema,
Tati retornou ao CT nesta etapa do Brasil após abandonar o circuito, em março deste ano, para cuidar da saúde mental. A gaúcha venceu duas rivais na estreia e se classificou direto para as quartas, fase em que foi eliminada. Por outro lado, Luana se manteve dentro do corte de meia-temporada e vai buscar, mesmo que de forma remota, lugar entre as cinco primeiras. No momento, a brasileira é a décima com 33,815 pontos.
