Mariana Gesteira estará com Gabriezinho como porta-bandeira do Brasil no Mundial de Natação Paralímpica de Singapura

Gabriel Araújo e Mariana Gesteira ficarão responsáveis por conduzir a bandeira brasileira. Nadadora da classe S9 estreia na quarta-feira (24) nos 100m costas, prova em que conquistou bronze nos Jogos de Paris 2024; competição na Ásia será transmitida pela CazéTV

Mariana Gesteira e Gabriel Araújo com bandeira do Brasil ao fundo
Divulgação/CPB

A nadadora Mariana Gesteira, da classe S9 (limitação físico-motora moderada), foi escolhida para ser a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura do Mundial de natação paralímpica, que será iniciado neste domingo, 21, e irá até o próximo sábado, 27, em Singapura. Ela dividirá a honra com Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, multicampeão paralímpico.

O Mundial terá transmissão, ao vivo, da CazéTV, e reunirá os principais nomes da modalidade no planeta. “Ser porta-bandeira é uma honra imensa. Representar o Brasil, em meio a atletas tão vitoriosos e em uma delegação tão forte, é algo que vou levar para sempre comigo. É uma oportunidade única e quero retribuir essa confiança com boas performances em Singapura, em uma campanha que tem tudo para ser uma das melhores da história do nosso país”, destacou Mariana.

A nadadora estreia no Mundial no dia 24 de setembro, nos 100m costas, prova em que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Em seguida, disputa os 100m livre (26/09) e encerra sua participação nos 50m livre (27/09), prova em que é a atual bicampeã mundial.

Mariana se despediu do Brasil em grande estilo: conquistou três medalhas de ouro justamente nas provas que disputará em Singapura, durante a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação, realizada nos dias 5 e 6 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Nos 100m costas, registrou o tempo de 1min09s76, muito próximo da marca que lhe rendeu o bronze paralímpico em Paris (1min09s27).

“Essas conquistas me mostraram que estou no caminho certo e nada disso seria possível sem o apoio do clube ACPD Esportes/CNRAC, que me dá condições de treinar e competir em alto nível”, completou a atleta.

Brasil no Mundial

O grupo é composto por 24 atletas que atingiram os índices estipulados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em três oportunidades: o Circuito Paralímpico – Fase Seletiva e a Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, ambos em São Paulo, e o World Series de Guadalajara, no México. Outros cinco nadadores foram convocados por terem alcançado o Índice Mínimo de Qualificação (MQS) e apresentarem as melhores marcas para a formação dos revezamentos.

A melhor campanha do Brasil na história dos Mundiais ocorreu em 2022, na Ilha da Madeira (Portugal), quando o país conquistou 53 medalhas (19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze), terminando em terceiro lugar no quadro geral. No último Mundial, em Manchester 2023, a equipe brasileira subiu ao pódio 46 vezes (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), ficando na quarta colocação, atrás de Itália, Ucrânia e China.

No total, o Brasil já soma 296 medalhas em Mundiais de Natação Paralímpica, sendo 114 de ouro, 73 de prata e 107 de bronze.

A delegação brasileira será composta por 29 nadadores, sendo 16 homens e 13 mulheres, oriundos de sete estados (MG, PA, PE, PR, RJ, SC e SP). São Paulo, com dez convocados, é o estado com maior número de representantes.

Serviço – Mundial de Natação Paralímpica

Data: 21 a 27 de setembro de 2025

Local: Singapura

Transmissão: CazéTV (YouTube)

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *