De 10 a 16 de outubro, 16 atletas estiveram em preparação no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro
Conversas, risadas e muito treino. A seleção brasileira de Taekwondo esteve reunida com a comissão técnica em preparação para o Campeonato Mundial em Wuxi, na China. Durante seis dias, 16 atletas e sete profissionais da comissão técnica viveram o treinamento de campo no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro. A ação é focada na integração do grupo e nos ajustes dos últimos detalhes técnicos.
 
O treinamento de campo envolve uma rotina intensa de preparação, que inclui treinamento técnico e físico, fisioterapia, massoterapia e psicologia. Os treinos são feitos pela manhã, de segunda a sábado, combinado com as outras atividades para já incluir os atletas em um ambiente de concentração.
 
“Durante uma semana a gente se reuniu aqui para treinar e focar em busca dessa tão sonhada medalha. Então, estamos em preparação para, se Deus quiser, a gente conseguir um ouro dessa vez”, disse Edival Pontes, o Netinho, que relembrou do seu vice-campeonato no Mundial de Guadalajara em 2022.
 
De acordo com o coordenador técnico, Henrique Precioso, o treinamento finaliza a preparação que foi feita durante todo o ano, incluindo treinamento de campo e competições internacionais para subir no ranking e pegar um bom chaveamento no campeonato mundial. 
 
“Aqui é só lapidação, já com menos contato e intensidade, mais focado em fortalecer o espírito de grupo e senso de união. Esse treino é fundamental para que os atletas possam se conhecer melhor. Muitas vezes eles se encontram nas competições e não tem a oportunidade de saber qual é a realidade de cada um. Então, esse é um momento que a gente fortalece o senso de equipe”, afirma Henrique Precioso. 
 
Além da integração e preparação, o camp já é considerado até mesmo uma aclimatação para os atletas. “Já entramos no clima do campeonato mundial estando com toda a comissão técnica e os atletas reunidos com o mesmo objetivo. É como se a gente já estivesse na China, já estamos com o pé lá, pensando na competição. E acabamos esquecendo um pouco as coisas que ficam pra trás, nas nossas cidades e nas nossas equipes”, disse Maria Clara Pacheco, atual número um no ranking mundial. 
 
Destaque da modalidade, Maria Clara Pacheco vive uma boa fase na carreira. No dia 1º de outubro, a atleta assumiu a liderança do ranking mundial e do ranking Olímpico na categoria feminina 57kg. Maria Clara não esconde a expectativa para a competição e mira na superação da medalha de bronze de 2023. 
 
“Esse campeonato não é só o alvo do meu ano, é o meu alvo de muito tempo. Desde que eu lutei o Campeonato Mundial em 2023, no Azerbaijão, e eu conquistei medalha de bronze, eu penso nesse Campeonato Mundial de 2025 com muito carinho e com muita vontade de ganhar medalha de ouro”, afirma Maria Clara. 
 
O Mundial de Taekwondo 2025 será realizado de 24 a 30 de outubro em Wuxi, na China.
Equipe Convocada
ATLETAS Masculino:
- Matheus Gilliard Gonçalves Silva;
- Paulo Ricardo Souza de Melo;
- Guilherme dos Santos Morais;
- João Victor Souza Diniz;
- Edival Marques Quirino Pontes;
- Henrique Marques Rodrigues Fernandes;
- Ícaro Miguel Martins Soares;
- Pedro Arthur Alves Jesus.
ATLETAS Feminino:
- Julia Silva Nazário;
- Camilly Gosch Camargo;
- Nivea Maria Barros da Silva;
- Maria Clara Lima Pacheco;
- Cleydene Kristina Soares de Sousa Carneiro;
- Milena Titoneli Guimarães;
- Thaisa da Silva Batista de Souza;
- Rainay Fidelis Pereira.











