A Polônia vai pra sua 25ª participação.
Sigla: POL
Medalhas na história: Ouro: 7 | Prata: 7 | Bronze: 9 | Total: 23 – (24º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 1 – (27º)
Primeira Participação olímpica – Chamonix 1924
Maior medalhista olímpico: Kamil Stoch (3 ouros e 1 bronze)
A Polônia está entre os doze países que participaram de todos os jogos olímpicos de inverno. Neste seleto grupo, contudo, a Polônia é apenas a penúltima em número de medalhas, à frente apenas da Hungria. Na primeira edição, Chamonix 1924, a Polônia enviou sete atletas masculinos em cinco esportes diferentes, conseguindo até um top-10 com o 8º lugar de Leon Jucewicz na patinação de velocidade. As mulheres, entretanto, só estrearam em Oslo 1952, quando a delegação polonesa contava com trinta competidores, entre os quais, três mulheres no esqui alpino.
(Para ver outros países clique aqui:)
A primeira medalha veio quatro anos depois, com o bronze de Franciszek Gasienica Gron no combinado nórdico individual. Até hoje, essa é a única medalha polonesa na modalidade. Quatro anos depois, vieram uma prata e um bronze nos 1.500 m. feminino da patinação de velocidade, conquistas que levaram a Polônia ao 11º lugar no quadro geral daquelas olimpíadas, a melhor posição até hoje. O primeiro ouro só seria alcançado em Sapporo 1972, pelo saltador de esqui Wojciech Fortuna na pista grande individual.
Somente quase 40 anos depois, em Vancouver 2010, foi que os poloneses voltaram a subir no lugar mais alto do pódio, com o ouro de Justyna Kowalczyk nos 30 km feminino do esqui cross-country. Justyna ganhou ao todo 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes entre os anos de 2006 a 2014, de forma que todas as conquistas polonesas no esqui cross-country tiveram a sua contribuição.
Mas o maior medalhista polonês é o saltador de esqui Kamil Stoch, dono de 3 ouros e 1 bronze nos anos de 2014 e 2018. Kamil foi campeão individual masculino na pista normal e na grande em Sochi e novamente na pista grande em Pyeongchang, onde também foi bronze por equipes. Além do salto em esqui e do esqui cross-country, a Polônia também já conquistou um ouro na patinação de velocidade. Em Pyeongchang 2018, o país levou 62 atletas, sua maior delegação até hoje. O único esporte em que a Polônia nunca participou é o curling.
ESPORTES
Salto em esqui: Das 23 medalhas polonesas, 10 vieram nesse esporte, sendo 4 ouros, 3 pratas e 3 bronzes, o que a coloca como 6ª maior vencedora. A Polônia conquistou medalhas na modalidade nas últimas quatro edições.











