Ana Sátila é hospitalizada e não competirá nas etapas de junho da Copa do Mundo de canoagem slalom

Brasil contará com Pepê Gonçalves, Mathieu Desnos e Guilherme Mapelli na primeira perna de competições

Ana Sátila foi diagnosticada com crise renal - Foto: Miriam Jeske/COB
Ana Sátila foi diagnosticada com crise renal - Foto: Miriam Jeske/COB

O Brasil competirá nas etapas iniciais da Copa do Mundo de canoagem slalom em La Seu d’Urgell, na Espanha, Pau, na França, e Praga, na República Tcheca, sem a presença de Ana Sátila, canoísta slalom brasileira com melhor desempenho em Jogos Olímpicos. A mineira sofreu dores estomacais durante o preparo para o evento espanhol, que abre o circuito mundial do esporte, e foi hospitalizada, como informou a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), nesta quinta-feira (5). Pepê Gonçalves, Guilherme Mapelli e Mathieu Desnos vão representar o país.

A abertura da temporada da canoagem slalom não terá a presença de Ana Sátila, a CBCa confirmou que a atleta mineira sofreu mal-estar e está se recuperando de crise renal. Ana treinava na Espanha para a primeira de três etapas da perna de junho da Copa do Mundo da modalidade, em La Seu d’Urgell. O órgão publicou nota sobre o ocorrido e afirmou que Sátila deverá retornar ao Brasil até o final deste fim de semana, confira:

“A atleta Ana Sátila, inicialmente convocada para competir nas provas de K1 Feminino Sênior, C1 Feminino Sênior e WCSLX – Sênior, não participará das três primeiras etapas da Copa do Mundo 2025.

Nesta semana, ela precisou ser hospitalizada após sentir uma uma dor abdominal, sendo diagnosticada com uma crise renal. Ana está recebendo medicação e segue sob cuidados médicos na Espanha na cidade de La Seu d’Urgell, com acompanhamento assistido do Brasil pela médica da CBCa e do Comitê Olímpico do Brasil, doutora Ana Carolina Corte.

A previsão é de que receba alta até o final de semana e, em seguida, retorne ao Brasil para repouso, ficando fora das etapas de junho da Copa do Mundo, em La Seu d’Urgell, Pau e Praga.”

Sem Ana, o trio masculino de Pepê Gonçalves, vice-campeão da Copa do Mundo na categoria caiaque cross, no ano passado, Mathieu Desnos e Guilherme Mapelli vão representar o Brasil nas etapas iniciais do circuito mundial. Pedro comentou a estreia e a ansiedade pelo início da nova temporada:

“Estou na La Seu d’Urgell, cidade que é muito especial pra mim, onde disputei em 2009 meu primeiro mundial sênior. Desde então tenho boas lembranças deste lugar. Ano passado eu me sagrei n°2 do Ranking Mundial do Caiaque Cross e aqui estou de volta para abrir a temporada 2025. Estou muito bem preparado, em minha melhor forma física. Começa na sexta as provas do slalom, domingo a do caiaque cross e vamos pra cima. Estou no meu auge. Esse ano tem muitas competições: são cinco Copas do Mundo do circuito mundial e um Mundial. Conto com a torcida de todos. Começo do ciclo olímpico, estamos com gás total. Vamos pra cima! Valeu”

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 26 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei e canoagem. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *