Brasil estreia na Liga das Nações com vitória tranquila contra a República Tcheca

Seleção feminina joga bem, apresenta nova geração e vence a primeira no Rio de Janeiro

Foto: Volleyball World
Foto: Volleyball World

A seleção feminina de vôlei abriu a campanha na Liga das Nações com vitória sobre a República Tcheca por 3 a 0 (25/21, 25/20 e 25/17), nessa quarta-feira (4), no Ginásio Maracanâzinho, no Rio de Janeiro. A maior pontuadora foi a ponteira Ana Cristina, com 16 pontos. A equipe volta à quadra na próxima quinta-feira (5), pela segunda rodada, contra os Estados Unidos, as 21h (horário de Brasília).

O primeiro compromisso do Brasil na Liga das Nações foi essencial para apresentar a nova misura da equipe nacional feminina, que não conta com Natinha e Gabi Guimarães entre as selecionadas. As brasileiras mostraram pouca sincronia, mas com mudanças feitas desde o bronze olímpico nos Jogos de Paris-2024, o time inicia o novo cíclo com resultado e desempenho positivos.

A primeira parcial do confronto teve a República Tcheca em bom momento, as europeias chegaram a ficar a frente do placar em 10/7 e 11/10. Mais confortável em quadra, o Brasil virou para 13/11 e 15/13. Ana Cristina (7 pontos), Tainara e Júlia Bergmann (4 cada) foram essenciais para a equipe dominar as ações, anotar 20/17 e vencer o primeiro set pelo placar de 25/21.

No segundo set o jogo se assemelhou a primeira parcial, as equipes trocavam pontos e o Brasil errava pontos, permitindo que as tchecas se mantessem próximas. As brasileiras, no embalo da grande torcida que apoiou o time no Maracanâzinho, marcaram sete pontos seguidos, levando o placar de 7/6 para 14/6. Aos poucos, a Tchéquia se recompôs e chegou a ter 15/16. A seleção, liderada por Ana Cristina (6 pontos) e Tainara (4), grandes personagens da partida, resolveu o jogo ao anotar 22/17 e 25/20.

Com 2×0 no placar, a seleção ganhou confiança e foi superior no último set. O começo mais parelho entre as equipes, que empataram em 6/6, foi substituído por dominância brasileira que anotou 14/9, 17/12 e 19/14. O terceiro set teve duas personagens novas, Julia Kudiess e Júlia Bergmann anotaram cinco e quatro pontos, respectivamente, com Tainara sendo presente com cinco pontos marcados.

O Brasil fechou a conta com Jheovana em quadra, a jovem do Paulistano Barueri teve chances de pontuar, mas não conseguiu, perdendo ponto do jogo em saque no set final. Com 24/17 no placar, a seleção brasileira anotou 25/17 com ataque de Bergmann e garantiu a primeira vitória na Liga das Nações.

Amanhã, o Brasil enfrenta os EUA, no sábado a Alemanha e no domingo, a Itália, principal confronto da semana inaugural da Liga das Nações. A fase preliminar do torneio vai seguir até o dia 13/07, em partida contra o Japão.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 26 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei e canoagem. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *