Brasileiras dominaram uruguaias e encaminharam classificação para a próxima fase do Sul-americano
A Seleção Brasileira Feminina sub-17 de basquete voltou às quadras do Sul-Americano da modalidade nesta quarta-feira (22). A partida válida pela terceira rodada da fase classificatória foi contra o Uruguai e contou com grande apresentação das atletas do Brasil, que dominaram a partida desde o primeiro quarto e asseguraram uma vitória dominante por 79-47.
A competiçã está sendo realizada em Assunção, no Paraguai, e reune nove seleções nacionais e será uma etapa fundamental no calendário das categorias de base do continente, além de servir como classificatória para o FIBA AmeriCup Sub-18 de 2026. As três melhores equipes do torneio garantem vaga na competição continental.
O Brasil está no Grupo A, ao lado de Equador, Argentina, Bolívia e Uruguai. Já o Grupo B é formado por Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O Brasil encerra a primeira fase nesta sexta (23), às 12h30, contra o Equador. Praticamente classificado para as semifinais, a Seleção joga para confirmar um lugar no mata-mata da competição.
Focado desde o início do duelo, o Brasil teve uma defesa fortíssima na partida contra o Uruguai e o equilíbrio aconteceu apenas no primeiro quarto, ainda assim, com vantagem brasileira. Sara Martins teve o protagonismo ofensivo ao lado de Julia Preis. Ambas terminaram o duelo com 14 pontos.
O duelo também marcou a melhor partida de Mica Cavalcanti, que desencantou no ataque com 11 pontos. A armadora foi fundamental no terceiro quarteto, quando o Brasil abriu praticamente 20 pontos e consolidou a vitória.










