Minastenistas aproveitaram os arremessos de três pontos do final da partida e venceram o primeiro jogo da série melhor de cinco.
Na tarde deste sábado (07), o Minas Tênis Clube deu o primeiro passo para a conquista inédita do NBB. A equipe mineira foi até o interior paulista para encarar o Sesi Franca e com duas cestas de três no final da partida virou o jogo e venceu por 69-65, no primeiro jogo da série. Os próximos dois confrontos serão na capital mineira e podem selar o aguardado título minastenista
Com a melhor campanha na temporada, o Minas está disputando a sua primeira decisão de NBB, após bater na trave sendo eliminado nas semifinais por seis vezes em sua história. Já o Franca, atual tricampeão, busca manter a hegemonia na principal liga do país e se colocar de forma isolado como o segundo maior campeão do NBB na história, atrás apenas do Flamengo.
O Jogo!
O Ginásio Pedrocão recebeu um bom público no fim da tarde deste sábado e a torcida presente apoiou a equipe francana para um forte início de jogo, chegando a abrir seis pontos na metade do primeiro quarto com 10-4. O Minas reagiu e diminuiu a desvantagem para dois pontos no minutos final, ainda assim, o Franca seguiu superior e fechou o período com pequena vantagem, 23-19.
O início do segundo quarto teve os minastenistas virando o placar com quatro minutos jogados em 25-23, no entanto, logo na sequencia, o Franca retormou a vantagem e foi abrindo frente, chegando a ter 41-30, com pouco mais de três minutos por jogar. O Minas voltou a se organizar, não permitindo mais que a equipe francana pontuasse e deixando a vantagem em três pontos na saída para o intervalo, 41-38 para os paulistas.
No terceiro quarto, com as defesas sobressaindo e muitos erros de lado a lado, o Minas tomou a liderança do placar e sofreu apenas 11 pontos em todo o período, sendo que nos primeiros cinco minutos jogados, o Franca havia marcado apenas quatro pontos. Os minastenistas chegaram a ter seis pontos de frente mas foram para o quarto final com vantagem de apenas um, 53-52 para os visitantes.
No último período, os francanos seguiam com dificuldades de pontuar, o que só aconteceu após dois minutos do quarto. Ainda assim, o Minas não aproveitava os erros dos adversário e também manteve a baixa pontuação, chegando na metade do período empatados em 60 a 60. O jogo seguiu equilibrado até o minuto final, quando o Minas acertou duas bolas de três pontos para virar o jogo e decidir a partida, saindo vitorioso em 69-65.
Apesar da baixa pontuação de ambas equipes, a partida marcou também o duelo entre os melhores jogadores da edição atual do NBB. Didi Louzada, do Sesi Franca, foi o cestinha da partida anotando 23 pontos e pegando 6 rebotes, enquanto Georginho muito marcado anotou apenas 2 pontos. Pelo lado do Minas, Baralle anotou 18 pontos e Arengo 16, sendo estes os responsáveis pelos arremessos decisivos no minuto final da partida, que selou a vitória mineira.
As equipes voltam a se enfrentar na quinta-feira (12) às 19h30, na Arena Uni-BH, mando de campo do Minas Tênis Clube e a terceira partida também é na capital mineira, podendo ser decidida já no sábado (14). A série é disputada em melhor de cinco partidas, e quem vencer três fica com o título do NBB 2024/2025.
Agenda de Jogos das finais do NBB
Jogo 1 – 07/06 – Franca 65 x 69 Minas (no Pedrocão)
Jogo 2 – 12/06 (Quinta-feira) – 19h30 – Arena UniBH (Transmissão de sportv, ESPN, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 3 – 14/06 (Sábado) – 17h – Arena UniBH (Transmissão de sportv, ESPN, TV Cultura, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 4* – 18/06 (Quarta-feira) – 18h30 – Pedrocão (Transmissão de sportv, ESPN, TV Cultura, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 5* – 21/06 (Sábado) – 17h – Arena UniBH (Transmissão de sportv, ESPN, TV Cultura, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
*Se necessário
