Internacional bate o América-MG e mantém chances de classificação no Brasileirão feminino

Gurias coloradas conquistam importante resultado fora de casa e reacendem esperança para alcançar as quartas de final do campeonato

Internacional bate o América-MG e mantém chances de classificação no Brasileirão feminino
Gurias coloradas se colocam de vez na briga pela classificação para as quartas de final (Foto: reprodução/Lara Vantzen)

Em partida bastante movimentada, recheada de gols e de chances criadas, o Internacional fez valer o mando de campo e bateu o América-MG por 3 a 2 em duelo válido pela 13ª e antepenúltima rodada do Brasileirão A1 feminino. Julieta Morales, Fefa Lacoste e Ketlin marcaram pelas coloradas, enquanto Soraya e Pimenta fizeram os gols das mineiras em confronto realizado no Estádio Francisco Noveletto Neto, na capital gaúcha Porto Alegre.

Este triunfo mantém as donas da casa com chances de classificação para as quartas de final. Com 14 pontos, o time do sul, 12° colocado, precisa engatar vitórias nas duas rodadas finais e torcer por resultados negativos dos concorrentes diretos, no caso Bahia, Red Bull Bragantino, o próprio América-MG, além de Grêmio e Fluminense.

Apesar da derrota, as spartanas, que somam 16 pontos, ainda ocupam a 8ª posição e também continuam na briga pelo mata-mata. Contudo, a missão está ficando cada vez mais difícil, pois a equipe enfrenta seu pior momento no campeonato, onde perdeu três e empatou um dos últimos quatro jogos. 

Escalações

Internacional: Mari Ribeiro; Isabela Capelinha, Fefa Lacoste, Bianca Martins e Katrine; Jordana, Mayara Vaz (Eskerdinha) e Rafa Mineira (Ketlin); Paola, Clara Guell (Myka) e Julieta Morales. Técnico: Maurício Salgado.

América-MG: Tainá Borges; Laís Giacomel (Vick), Mayara, Mimi e Ilana (Ana Portugal); Ana Flávia (Sassá), Iara, Rafa Levis; Radija, Soraya (Gadu) e Pimenta (Emily Árias). Técnico: Jorge Victor.

Primeiro tempo

Após um início moroso, sem chances para ambos os times e com muitos erros nas trocas de passes, o cenário mudou a partir dos 18 minutos, quando o Internacional abriu o marcador. Katrine cobrou o escanteio no primeiro pau e a artilheira Julieta Morales, com 1,67m de altura, subiu mais que a zaga spartana, tentou cabecear, mas a bola desviou em seu ombro e foi parar no fundo da rede adversária.

Três minutos depois, Fefa Lacoste ampliou numa espetacular cobrança de falta. Próxima ao meio de campo, a lateral disparou um forte e bonito chute. A bola pegou efeito, bateu no travessão e quicou a frente da linha do gol, surpreendendo a goleira Tainá Borges.

Apesar da vantagem, as coloradas não abdicaram do ataque. Jordana e Fefa quase marcaram o terceiro do time em chutes que passaram perigosamente próximos à trave. O América respondeu somente aos 33, quando Radija, pela ponta direita, cruzou na medida para Soraya. No entanto, a atacante tentou um peixinho e desperdiçou a chance com o gol aberto.

As visitantes equilibraram as ações e as equipes passaram a trocar ataques com as oponentes. Em uma nova jogada entre a dupla, Soraya recebeu rente à meia-lua e sofreu falta, mas a cobrança parou na barreira. O Inter continuou pressionando, porém, não converteu suas finalizações.

Aos 41, após receber um lançamento de Mayara, Radija entrou pelo canto direito da grande área, foi derrubada por Bianca e a árbitra Daiane Caroline Muniz dos Santos assinalou pênalti. Soraya bateu alto no canto esquerdo, Mari Ribeiro chegou a tocar na bola, mas a bola entrou e o América diminuiu o placar. O quadro mineiro ainda teve mais duas oportunidades barradas pela arqueira colorada antes do fim da movimentada primeira etapa.

Segundo tempo

Enquanto o visitante Jorge Victor trocou a volante Ana Flávia por Sassá, o técnico Maurício Salgado voltou do intervalo com o mesmo conjunto.

O América entrou mais ligado e manteve a intensidade demonstrada no final da metade inicial. Numa falha generalizada da defesa, a goleira Mari Ribeiro se atrapalhou devido à marcação pressão de Pimenta, que roubou a bola e rolou para trás. Soraya chegava para dominar e sofreu uma carga de Jordana pelas costas, o que culminou no segundo pênalti cometido pelo time na partida. Desta vez quem cobrou foi Pimenta, que chutou no canto inferior direito e igualou o marcador aos 14.

A exemplo de quando estava à frente e não se acomodaram, as gaúchas, apesar de sofrerem o empate, também não se abateram. O embate permaneceu franco, com ambas as equipes buscando o ataque e os chutes ora exigindo boas defesas das goleiras, ora passando rente às metas.

Já na reta final do jogo, o Inter realizou uma boa trama, onde Julieta Morales e Ketlin inverteram os papéis e recolocaram as gaúchas na dianteira no minuto 38. A atacante uruguaia abriu pela ponta direita, arranjou espaço e cruzou rasteiro para a pequena área. A lateral direita fez a função de goleadora e infiltrou como elemento surpresa para estufar a rede mineira.

O gol de Ketlin que definiu a vitória colorada (Vídeo: reprodução/X/@GuriasColoradas)

Sem efetividade no fim, o América viu sua recuperação não surtir efeito e sofreu uma derrota que acende o alerta em relação às pretensões de classificação para a próxima fase.

Próximos jogos

As partidas seguintes serão de suma importância para a definição do futuro das equipes no Brasileirão.

O Internacional permanece no sul para receber o Corinthians às 16h do dia 15, no Sesc Campestre, e encerra a participação na fase classificatória em Cotia diante do São Paulo, em partida agendada para o dia 18, às 15h.

Já o América faz o caminho inverso. Segue na estrada rumo ao Rio de Janeiro para defrontar o Flamengo no Estádio Luso-Brasileiro, às 17h do dia 14, e fecha o campeonato no dia 18 em casa, na Arena Frimisa, diante da Ferroviária, às 15h.

Thiago Chaguri

Thiago Chaguri

Apaixonado pelas emoções, histórias e diversidades estratégicas que os esportes proporcionam. Cursa jornalismo. Teve passagem pelo veículo Torcedores e está no Surto Olímpico desde março de 2025.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *