Stephan Barcha e Hex Lup: duas vitórias em Aachen com show de velocidade

O atual campeão pan-americano também ficou em 4º lugar no Prêmio Nordrhein Westfalen, a 1.60m. Stephan Barcha e Luciana Diniz estão habilitado ao GP Rolex, a 1.60m, no domingo, 6/7.

Foto: Luis Ruas/CBH
Foto: Luis Ruas/CBH

Fechando o 4º dia do CHIO Aachen, na Alemanha, nesta sexta-feira, 4/7, Stephan Barcha e Chevaux Hex Lup Império Egípcio literalmente levantaram a torcida no “Maracanã” do hipismo, na Alemanha. Stephan e Hex Lup, Brasileiro de Hipismo que esbanja saúde aos 16 anos, quebraram o cronômetro, na prova de velocidade Prêmio Feinkost Käfer, a 1.45m, com percurso limpo, em 57s56, superando em 3s19 o vice campeão holandês Hessel Hoekstra com Madonna, que zerou em 60s75. Em 3º lugar chegou o irlandês Tom Wachmaamm com I´m Here, sem faltas, 61s15. Na terça-feira 1/7, Stephan e Hex Lup já haviam vencido a prova velocidade Stawac na abertura do Concurso.

Mais cedo, na principal prova do dia, o Prêmio Nordrhein Westfalen, a 1.60m, dos 49 conjuntos, somente dois habilitaram-se ao desempate idealizado por Frank Rothenbert. Stephan e Dinozo Império Egípcio fizeram o segundo melhor tempo entre os 11 conjuntos com apenas 1 falta no percurso inicial, 76s06, garantindo a 4ª colocação. A vitória foi do medalhista olímpico britânico Ben Maher, que zerou o desempate, em 46s79. Pela Grécia, Ioli Mytilienou com La Perla vd Heffinck foi vice, 8 pontos no desempate, 50s29. Em 3º chegou o atual campeão olímpico Christian Kukuk com Chageores-OS, uma falta no percurso inicial, 75s18.

“Incrível, a prova velocidade realmente tem um quê especial. O público lota o estádio, adora e durante o meu percurso acho que eles foram se empolgando e eu fui me empolgando junto. A sensação de, na hora que eu galopei na água, o público foi meio ao delírio assim como eu, mas como eu disse na coletiva do concurso: foi a torcida que me empurrou. É um sonho e, enfim, espero viver isso mais vezes!”, destacou Stephan, atual campeão pan-americano e 5º em Paris 2024.

“Todo mundo que me conhece sabe que a Aachen é especial para mim e vim focado. Estou fazendo um super concurso. Tive ontem um desajuste na Copa da Nações, mas hoje já recuperamos, já ganhamos uma prova e fui 4º no GP com Dinoso”, acrescentou o brasileiro. Stephan também saltou com Primavera, da qual o cavaleiro caiu após um desajuste no obstáculo rio na Copa. “Ela já voltou a saltar bem e firme”, disse Stephan, que com Primavera hoje saltou uma prova a 1.50m em duas fases a título de treinamento fechando sem faltas.

O ponto alto do Concurso acontece no domingo, 6/6, o GP Rolex, a 1.60m, que terá a participação de Luciana Diniz com Vertigo du Desert, que garantiu duplo zero na Copa das Nações e obteve o melhor resultado individual entre todos participantes, ao lado da dupla pan-americana Stephan e Chevaux Primavera Império Egípcio com 1,5 milhão de euros em jogo.

Luciana Diniz faz boa prova na Copa das Nações

A quinta-feira, 3/7, foi de muita adrenalina na Copa das Nações – Mercedes-Benz Nation´s Cup, perante estádio lotado em Aachen, na Alemanha. O destaque do Time Brasil foi a amazona olímpica Luciana Diniz que montando seu Vertigo du Desert deu show de categoria com dois percursos limpos e o melhor tempo em ambos. Somente outros quatro atletas garantiram esse feito, com direito a uma premiação especial de 20 mil euros cada.

Na disputa por equipes, o Brasil fechou em 6º lugar com 25 pontos perdidos. Yuri Mansur / QH Alfons, (9/4), Rodrigo Pessoa / Major Tom (12 /O) e Stephan Barcha e Primavera Egípcio tiveram um desencontro no obstáculo do rio, o cavaleiro acabou sofrendo uma queda e não saltaram a 2ª volta.

O duplo zero de Luciana com seu Vertigo du Deserte é um feito histórico. Luciana, de fato, coleciona ótimos resultados em Aachen, entre eles, está o vice consecutivo no GP 2017/2018, então montando Fit For Fun.

O duplo zero de Luciana com seu Vertigo du Deserte é um feito histórico. Luciana, de fato, coleciona ótimos resultados em Aachen, entre eles, está o vice consecutivo no GP 2017/2018, então montando Fit For Fun.

Já vitória ficou com os EUA totalizando apenas 4 pp. A Bélgica, vice, e a Grã-Bretanha, bronze, 10 pp. Ano que vem, o Brasil retorna à competição para o CHIO Aachen 2026, que coincide com o Campeonato Mundial – FEI World Championships.

Ainda na quinta, Stephan Barcha garantiu o vice no Prêmio Stawag, a 1.50m, em Aachen.

Dos 51 conjuntos, 12 zeraram o percurso idealizado por Frank Rothenberger. Stephan e Dinozo cruzaram a linha de chegada em 67s85. A vitória foi do multimedalhista olímpico norte-americano McLain Ward montando High Star Hero, percurso limpo, 66s86. Representando Israel, Daniel Bluman com Kapitaal L foi 3º sem faltas, 68s36.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *