Confirmado como sede do Pan de 2026, Brasil acompanha crescimento inédito da ginástica

Número de fãs da ginástica artística aumentou 160% nos últimos anos, alcançando mais de 71 milhões de brasileiros

Foto: CBG/Ricardo Bufolin
Foto: CBG/Ricardo Bufolin

A ginástica artística e rítmica vive um momento histórico no Brasil. O país será sede, em 2026, dos Campeonatos Pan-Americanos Adulto e Juvenil, consolidando sua posição de destaque no cenário internacional. A conquista, anunciada pela União Pan-Americana de Ginástica (UPAG), chega em meio a um crescimento expressivo de público e engajamento com a modalidade no território nacional.

De acordo com levantamento do Ibope Repucom, o número de fãs da ginástica artística aumentou 160% nos últimos anos, alcançando mais de 71 milhões de brasileiros. Só no Troféu Brasil 2025, por exemplo, os ingressos se esgotaram em apenas 20 minutos, refletindo a popularidade crescente do esporte.

Esse movimento é impulsionado por uma série de fatores, como o desempenho de atletas de elite — casos de Rebeca Andrade, Caio Souza e Júlia Soares — e o fortalecimento de políticas públicas, como o Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte, que juntos movimentaram mais de R$ 1 bilhão só em 2024.

“Esses mecanismos de apoio são essenciais para o desenvolvimento de talentos e a estruturação de projetos esportivos no país”, afirma Vanessa Pires, CEO da Brada, empresa especializada em conectar investidores a iniciativas de impacto social.

Mas o impacto da ginástica vai além dos pódios. Na base, a sociedade civil também tem desempenhado um papel importante. É o caso da Criape em parceria com a Associação Encaminhando, que atuam em comunidades do Rio de Janeiro com o projeto “Na Atividade”, voltado à inclusão por meio da ginástica. A iniciativa já beneficiou mais de 620 moradores e gerou dezenas de empregos e eventos sociais.

“O esporte é uma ferramenta de transformação. Queremos que essas oficinas sirvam para muito além do lazer: que sejam espaços de crescimento pessoal e social”, destaca Cleverson Dutra, diretor de projetos da Associação Encaminhando.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *