Rodada cheia no NBB teve oito partidas realizadas neste sábado, com destaque para Pinheiros e Flamengo que venceram e dividem a liderança da competição
Rodada cheia no NBB teve oito partidas realizadas neste sábado, com destaque para Pinheiros e Flamengo que venceram e dividem a liderança da competição

Neste sábado (27) tivemos uma rodada cheia no Novo Basquete Brasil, o NBB. Das oito partidas que foram realizadas desde a tarde de hoje, o destaque ficou para as vitórias de Pinheiros e Flamengo, que seguem dividindo a ponta da tabela de classificação. O dia ainda contou com vitórias de Corinthians, Minas, Franca, Paulistano, São José e Unifacisa, indicando os oito classificados para a Copa Super 8, mas deixando para a última rodada do primeiro turno, a definição dos cruzamentos.
Na liderança pelos critérios de desempate, o Pinheiros recebeu o Botafogo no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, e após um primeiro quarto ruim, os paulistas reagiram e dominaram o confronto nos quartos seguintes, abrindo vantagem anturalmente e fechando a partida com autoriadade em 77-64. O cestinha da partida foi Scheuer com 17 pontos, pelo Botafogo que segue na vice-lanterna. O destaque do Pinheiros ficou para Maciel, que anotou um duplo-duplo com 11 pontos e 10 rebotes.
O Flamengo, que tem a mesmo aproveitamento do líder, segue na segunda colocação após vencer o clássico contra o Vasco da Gama, em partida disputada no Ginásio de São Januário. O duelo cheio de rivalidade teve domínio flamenguista em todos os quartos de partida, vencendo o jogo por 102 a 80. O cestinha do jogo foi vascaíno Serjão, com 26 pontos, enquanto pelo Flamengo, o destaque foi Negrete, com 16 pontos, 7 rebotes e 5 assistências. O Vasco é o lanterna da competição.

O terceiro colocado no NBB é o Minas Tênis Clube, que foi até a capital do Ceará para enfrentar o Fortaleza Basquete Cearense e saiu vencedor. Após dois quartos de muito equilíbrio, Jordan Williams anotou 19 pontos apenas no terceiro período e os minastenistas conseguiram abrir vantagem para confirmar a vitória em 99-81. Willians terminou com 29 pontos e foi o cestinha do jogo. O Fortaleza é o 16º colocado.
O Sesi Franca aparece na quarta posição e consolida o bom momento após bater o Brasília, alcançando a nona vitória consecutiva. Jogando no Ginásio Pedrocão, os francanos fizeram valer o dever de casa e com ritmo intenso nos momentos decisivos venceu por 92 a 84. David Jackson foi o principal pontuador do jogo com 17 pontos. O Brasília é o 5º colocado e as duas equipes tem tudo para se enfrentarem novamente em breve, pela Copa Super 8.
Dominante desde o primeiro quarto, o Corinthians teve uma grande atuação em seu ginásio, Wlamir Marques, vencendo o Caxias do Sul Basquete com placar de 100-60, com quarenta pontos de vantagem. O cestinha da partida foi Thomas com 20 pontos. O Timão, na 6ª posição, alcançou seu décimo segundo triunfo na temporada e foi mais um a se garantir na Copa Super 8, enquanto os caxienses estão no 12º lugar.

Em duelo direto por um lugar na Copa Super 8, o São José venceu o União Corinthians por 89 a 87 e é mais uma equipe confirmada na competição de meio de temporada que envolve os oito melhores colocados do primeiro turno. Jogando em casa, o São José venceu apenas um quarto, mas com vantagem suficiente para segurar a pressão do União até a última bola. O destaque ficou para o jogo coletivo dos joseenses que tiveram 7 jogadores pontuando acima dos 10 pontos. O União Corinthians perdeu a chance de se aproximar do grupo dos oito primeiros e segue na 9ª posição.
Quem aproveitou o resultado para assegurar sua vaga na Copa Super 8 é o Paulistano, que bateu o Mogi por 81 a 66 e se firmou na oitava colocação do NBB. A partida realizada no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo, contou com um segundo quarto impecável dos paulistas para se impor contra o adversário e assegurar a importante vitória, tendo Gui Abreu e Hunter como os maiores pontuadores do jogo, 18 acertos. O Mogi está na 11ª colocação.
Fechando a grande noite de NBB, a Unifacisa recebeu o Cruzeiro na sua Arena, na Paraíba, e venceu por 88-82. A partida teve o time da casa melhor no primeiro quarto, com os mineiros reagindo logo na sequencia, levando a partida com diferença de apenas dois pontos de vantagem para a Unifacisa ao fim do terceiro quarto. No início do último período, a equipe paraibana impôs o seu ritmo e abriu vantagem, fechando a partida em 85 a 77. A Unifacisa teve em Sifontes o cestinha do jogo, com 26 acertos, e iguala o número de vitórias do 9º colocado, no entanto, não tem mais chances de chegar a Copa Super 8. Já o Cruzeiro, segue na 14ª colocação.
